sábado, 11 de julho de 2015

Frangos na Chapada - Começou...

Enfim chegou!!! Depois de alguns anos planejando a viagem para a Chapada Diamantina, finalmente conseguimos tirar ela do papel. Tudo preparado para 20 dias de viagem, passando pelos principais pontos da Chapada Diamantina e dando uma esticadinha até Itatim.






Passamos a semana toda arrumando as malas e acertando os preparativos finais para a viagem: cachorras, gato, comidas, equipamentos... Logística de expedição de alta montanha praticamente, e tudo isso tinha que caber no porta-malas do Ka. Haja ginástica!

Saímos de Alfenas na sexta, dia 10/07, e o plano era deixar a bicharada nas casas dos sogros em BH, dormir lá e tocar viagem no Sábado. Mudamos um pouco os planos porque fomos dormir muito tarde na sexta e ainda fomos tomar café da manhã com a mãe da Flávia no sábado. Rresultado: pegamos a estrada meio dia de sábado. Tá valendo! Estamos de férias e vamos ficar viajando 3 semanas... perder 3 horas do primeiro dia não mata ninguém.

A ideia era tocar direto até Igatu, já na Chapada, mas depois das retas intermináveis e 1000km rodados, às 3 da manhã resolvemos parar e dormir em um motel na beira da estrada. Ainda faltavam 200km e o sono começava a apertar.

Acordamos no domingo bem cedo, e por volta das 7 da manhã já estávamos novamente na estrada. Rodamos mais 200km, entre retas intermináveis, um trecho de 25km de estrada de terra e curvas acentuadas subindo a serra, até chegarmos em Igatu. Esse foi o caminho mais curto que o GPS calculou, e acabou sendo um pouco mais demorado pelo trecho de terra. Faz parte por ter sido a primeira vez e não termos tanta informação assim disponível.

Agora sim a brincadeira vai começar!

A Chapada Diamantina é um dos principais (se não o principal) roteiro ecoturístico do Brasil, recheado de caminhadas, cachoeiras, escaladas, cavernas e outras atrações para todo tipo de gosto, dos mais experientes aos completamente iniciantes. Não muito divulgado dentro do país, aparece como um dos locais de maior visitação de estrangeiros no Brasil. Impressionante! A estrutura para o turismo chama muito a atenção com hotéis para todos os bolsos e gostos, desde resorts 5 estrelas a campings chechelentos. Ou seja, todos os ingredientes para nos divertirmos bastante e retornarmos com as baterias carregadas para mais um ano de trabalho e labuta.

Imprescindível para quem quer ir mais independente (sem contratar agências para os passeios) é comprar o Guia da Chapada Diamantina (http://www.guiachapadadiamantina.com.br/compre-o-guia-impresso/). Ele mostra todas as principais atrações, informações sobre hospedagem e alimentação e sugestão para roteiras de vários dias.



No final das contas, dividi os posts para facilitar o entendimento. Segue aí:

Parte 1 - Escaladas em Igatu
Parte 1.2 - Poço Azul e Poço Encantado
Parte 2 - Lençóis
Parte 3 - Vale do Capão
Parte 4 - Travessia do Vale do Pati

Opa, ainda deu tempo de fazer um videozinho com um resumo da viagem toda...



Nenhum comentário:

Postar um comentário