quinta-feira, 23 de julho de 2015

Frangos na Chapada - Parte 3 - Vale do Capão

Depois de torcer o tornozelo em Lençóis, tivemos que mudar os nossos planos. Queríamos fazer a caminhada de 3 dias entre Lençóis e Vale do Capão, passando pela parte de baixo da Cachoeira da Fumaça mas, com a minha lesão, decidimos fazer algumas caminhadas de um dia para conhecer melhor a região.

Saímos de Lençóis na segunda-feira, sem pressa. No caminho resolvemos passar no Poço do Diabo, cachoeira famosa que fica às margens da BR. Paramos o carro em um restaurante que dá o acesso à trilha. 20 minutinhos de caminhada e chegamos na bonita cachoeira. Ficamos ali fazendo uma hora e mesmo com o tempo ruim ainda deu pra animar de tomar um banho.

Almoçamos no restaurante e depois partimos para o Vale do Capão. 2 horas depois estávamos chegando no vilarejo. O vale fica no município de Palmeiras, e é acesso por uma estrada de terra de aproximadamente 20km.

chegada no vale do capão..

Chegamos e fomos direto para o Camping Sempre Viva. Nesse dia só passeamos pela rua principal. O vilarejo é muito charmoso e lembra bastante São Thomé das Letras há alguns anos atrás, menos badalado. Muito exotérico, com muitas famílias de hippies pelas ruas e cartazes falando sobre energias e práticas de yoga e teatro para todo lado.

Á noite saímos para comer e achamos o que seria o nosso jantar oficial: pizza vegetariana a R$3,00 o pedaço. Sensacional! Acabamos comendo as 3 noites que ficamos por lá.

Cachoeira da Fumaça
A primeira caminhada que fizemos foi a mais famosa do lugar e uma das mais famosas da Chapada Diamantina: parte de cima da Cachoeira da Fumaça. Acordamos cedo no camping, fizemos o tradicional café da manhã da viagem (tapioca com queijo e manteiga), e sáimos para a caminhada. Uma trilha de pouco mais de 2 horas, extremamente movimentada pelos grupos sem fim de turistas levados por agências de viagem.

O visual da cachoeira por cima é impressionante! Ficamos ali no mirante admirando a cachoeira por mais de 1 hora enquanto os grupos de turistas se revezavam na pedra que fica logo acima da cachoeira e dá, além fotos "super radicais", uma linda vista de toda a queda d'água e seu poço.

praticamente a cachoeira do Shyriu de Dragão (Cavaleiros do Zodíaco rules!)...
agora tá ilustrado o nome da cachoeira...

flavinha na beiradinha de novo... me mata de orgulho...

380 metros de queda

Chegamos na cidade de volta com o sol se pondo, e ainda passamos para experimentar o famoso pastel de palmito de jaca.

Morrão
No segundo dia, decidimos fazer a caminhada para o cume do Morrão. Avistamos essa montanha pela primeira vez do cume do Pai Inácio, e imediatamente nos chamou a atenção. Ela fica no "meio do caminho" entre Lençóis e o Vale do Capão, em um bonito vale rodeado de paredões alaranjados de quartzito.

O cume do Morrão não é uma caminhada muito comum, então pegamos algumas dicas com uns locais, um tracklog na internet e iniciamos a caminhada bem cedo. O visual todo da caminhada é muito bonito, sempre com a montanha no centro do vale.

A trilha para o cume pega uma bifurcação à esquerda da trilha principal que é parte da travessia Vale do Capão-Lençóis, e dá a volta pela esquerda do Morrão para pegar a parte menos íngreme de subida. Depois de mais de uma hora de um trepa-pedra meio cabuloso e exposto, chegamos no cume!

O visual de lá é fenomenal! O Vale do Capão de um lado e o vale que dá no Pai Inácio do outro, e vários paredões alaranjados.

Na volta, tentamos ainda achar uma cachoeira famosa lá perto mas, como não conseguíamos achar, ficamos brincando de pegar trilhas secundárias e acabamos dando uma bonita volta para depois retornarmos à trlha principal. Acabamos demorando umas 2 horas a mais que o esperado, mas valeu a experiência e o visual.

Á noite, comemos mais uma vez a tradicional pizza vegetariana, e no dia seguinte seguimos viagem. Próxima parada: Vale do Pati!