quarta-feira, 15 de julho de 2015

Frangos na Chapada - Parte 1.2 - Poço azul e encantado

Na quinta-feira, enquanto ainda estávamos em Igatu escalando, decidimos tirar um dia de descanso e fazer os passeios nos Poços Encantado e Azul. São duas das atrações mais famosas em toda a Chapada e resolvi fazer um post separado do de Igatu.

Ficamos a semana inteira vigiando a previsão do tempo para determinar o dia de ir para os poços. Mas o tempo que não se decidia estava atrapalhando bastante. Depois de passar a terça toda no setor Califórnia, estávamos bem cansados para escalar e, quando acordamos com o céu azul na quarta, decidimos que iríamos tentar, mesmo com as constantes mudanças de clima.



O Poço Azul e Poço Encantado ficam mais próximos à cidade de Andaraí e normalmente faz-se o passeio aos dois no mesmo dia, que ficam a 18km de estrada de terra um do outro. São incríveis cavernas de calcáreo com rios subterrâneos de água cristalina (http://www.guiachapadadiamantina.com.br/pocos-azul-e-encantado/). Entre abril e outubro é possível ainda ver os raios solares entrando diretamente na caverna, o que aumenta ainda a exuberância dos lugares.

Saímos de Igatu e fomos primeiro ao Poço Encantado. São 22km de estrada de terra, bem mais ou menos e, como estávamos de Ford Ka, acabamos demorando bastante para chegar. De acordo com o guia, o raio pode ser visto no poço das 10:00 às 13:00. Chegamos no receptivo às 10:00 e encontramos o lugar bem vazio. Então, nos juntamos a alguns outros visitantes e entramos na caverna seguindo o guia local. O Poço Encantando muito grande. Em alguns pontos mais de 60 metros de profundidade, 40 metros de diâmetro... Uma caminhada de 5 minutos leva a um "mirante" dentro da caverna de onde é possível ver todo o poço e a entrada de luz (por onde entra o raio de sol). O tempo estava meio nublado nesse horário e acabamos não vendo o raio no poço. Mesmo assim, as diferentes tonalidades de azul já valem o visual.



Cada grupo fica apenas 15 minutos contemplando o poço, e infelizmente o raio não apareceu.

Pegamos o carro e tocamos na estrada de terra mais 18km até o Poço Azul. A grande diferença é que neste é possível fazer flutuação com colete, máscara e snorkel. Chegamos no receptivo sob um céu parcialmente nublado e fomos avisados que precisaríamos esperar uns 50 minutos pois haviam 2 grupos na nossa frente. Comemos um pastel e ficamos torcendo para o tempo melhorar. Vimos os 2 grupos saindo e contando o quanto foi lindo verem o raio de sol no poço. Aí, quando o guia nos chamou para nos trocarmos e nos prepararmos, uma chuva fina começou e o tempo fechou de vez. Oh dureza! 1600km para tomar chuva no Poço Azul. Mas, como já estávamos lá mesmo, o que viesse a mais da chuva já era lucro. Descemos a escada em direção ao poço, debaixo de chuva, e vimos o poço de cima. Este é bem menor que o Poço Encantando, mas não menos bonito. A entrada de luz é por uma gigantesca boa de caverna bem íngreme, o que faz parecer que estamos muito abaixo do chão.

Olhei para cima e vi um resquício de céu azul e brinquei com a Flávia enquanto esperávamos para entrar na água: "Só mais 3 minutos e o sol vai aparecer". E quando o guia nos chamou para entrar na água, eis que surge o raio do sol. Do nada, o céu limpou quase completamente e aproveitamos 20 minutos de um visual lindo e ensolarado dentro do Poço Azul.





Fim de dia, pegamos o carro e voltamos mais 20km de estrada de terra sob chuva (quase) torrencial. Demos muita sorte de pegar uma janela muito rápida de tempo bom e ter conseguido ver toda a beleza do Poço Azul. Esse foi um dos passeios que mais gostamos e que com certeza entra para a lista dos obrigatórios a quem visita a chapada.

casinha na beira da estrada de terra... muita criatividade para uma frase só...

Nenhum comentário:

Postar um comentário