terça-feira, 23 de junho de 2015

Desestressando no Itatiaia

Uma das grandes vantagens de se morar no sul de minas é a possibilidade de aproveitar um final de semana qualquer no Itatiaia. Depois de uma semana bem cansativa e estressante, cheia de provas apra a Flávia e cheia de pepinos no trabalho pra mim, na quinta-feira resolvemos ir passar o final de semana no Itatiaia.

Saímos no sábado bem cedo, por volta das 7:00, para chegarmos no parque ainda com tempo de armarmos acampamento no abrigo Rebouças e fazer alguma caminhada ou escalada. Chegamos na portaria do parque e fomos informados de que o camping estava fechado por um imprevisto na fossa. Putz! O camping mais próximo fica a 11km de estrada de terra, na Pousada dos Lírios. Decidimos então ir escalar na Pedra do Camelo e depois iríamos direto para o tal camping, e voltaríamos no domingo para uma caminhada maior.

A Pedra do Camelo fica na frente da antiga Pousada do Alsene, há pouco mais de 1km da portaria do parque. Sempre tinha ouvido falar das escaladas de lá. Sempre passávamos em frente e ficávamos com vontade de escalar mas os objetivos maiores dentro do parque atrapalhavam. Chegou então a vez!


Demos uma olhada no guia e decidimos fazer o cume pela via Olho no cão, um 4o com crux de IVsup, com finalzinho E3 mas que prometia algum tipo de proteção em móvel para diminuir a exposição. Resolvemos também fazer a primeira enfiada até a base da cabeça por uma das vias de 3o grau sem nome.

A Flávia se preparou e guiou a primeira. Eu subi de segundo até a base da cabeça e de lá toquei na via Olho do cão. A rocha é bem diferente daquela de dentro do parque. Um granito cheio de pontas e boas agarras, um pouco mais polido com alguns batentes diferentes.


linha da primeira enfiada... 3o grau cheio de agarras

estilo na pedra

A primeira enfiada é um passeio cheio de agarras e bem protegida. A segunda enfiada (que é efetivamente a via Olho no Cão) começa por um bonito vertical com bons batentes, em movimentos bem legais até chegar no "olho". Dali, contorna-se o olho pela direita, por baixo de um tetinho e aí não tem mais proteção fixa. Achei uma meia fenda pra colocar um camalot 0.5 bem ruim e logo depois um nut bomba e fiz o lance, seguindo depois por um positivo bem fácil até a parada do cume. A Flávia veio de segunda com a mochila pesada e passou fácil pelo lance.

Pronto! Ganhamos o dia e fizemos mais um cume (apesar de curtinho) no Itatiaia e fomos presenteados com um visual lindo da Serra Fina e do mar de nuvens que cobria o Vale do Ribeira.


última parada



cume da pedra do camelo

Juntamos as coisas e fomos dali direto procurar o tal camping na Pousada dos Lírios. Descemos bastante pela estrada de terra e 11km depois achamos o lugar. Um camping com uma estrutura muito boa, com banheiros, churrasqueira e bons gramados para as barracas. Fizemos um jantar e pouco depois de escurecer, lá por volta das 18:30 já estávamos na barraca dormindo profundamente.




Acordamos às 6:00 no domingo e a ideia era subir bem cedo para a portaria para conseguirmos fazer a caminhada Couto-Prateleiras que, segundo os guarda-parques, demoraria 6 horas no total. Tomamos um rápido café, desarmamos acampamento e subimos para o parque. Chegamos em meio a um mundo de gente vinda de grupos de agências que iam subir o Agulhas Negras. Felizmente esse não era o nosso objetivo. Demos entrada no parque e corremos para começar a caminhada o quanto antes para fugir dos grandes grupos.

A caminhada Couto-Prateleiras é uma caminhada relativamente nova, aberta há pouco mais de um ano. Foi toda sinalizada e manejada, e passa por um pedaço muito bonito do parque, sempre com visual para o Vale do Ribeira.

visual da serra fina ao fundo


Primeiro subimos até o cume do Couto, para depois descer as encostas da serra em direção ao Prateleiras, sempre com um visual magnífico dos dois lados.

chegando no trepa pedra do couto

visual do prateleiras

cume do couto

Como ainda teríamos que voltar para Alfenas, colocamos um ritmo bem forte na caminhada e com pouco mais de 2 horas e meia chegamos na base do Prateleiras. Dali, foi só pegar a estrada de volta à portaria e com pouco mais de 4 horas fechamos a caminhada.

agulhas negras visto da trilha


visual chegando no prateleiras

Caminhada lindíssima que nos proporcionou um visual completamente diferente do parque! Muito bom poder ver de outros ângulos montanhas tão lindas como as do Itatiaia! Vale ressaltar o importante trabalho que a CTEM - Câmara Técnica de Montanhismo e Escalada tem realizado no parque, realizando o manejo das trilhas existentes e procurando abrir novas trilhas, tudo com o intuito de melhorar a experiência dos visitantes e incentivas o uso público. Em breve voltaremos para explorar as outras caminhadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário