sábado, 18 de março de 2017

Multi-pitch slab - Stone Mountain

Após os primeiros finais de semana de aclimatação com a escalada aqui na Carolina do Norte, resolvemos tentar fazer a primeira escalada de parede por aqui. Como eu vendi todos os meus equipos antes da mudança pra cá, acabou sobrando um dinheirinho no início do mês e consegui comprar o básico pra poder escalar em móvel de novo. O lugar que escolhemos foi Stone Mountain. Uma montanha muito bonita de granito de excelente qualidade, poucas agarras e muita aderência: o famoso slab americano.


Stone Mountain é muito famosa aqui na Carolina do Norte por ter vias muito expostas. Então procuramos a via menos exposta para poder ter um gostinho da escalada do lugar. Achamos uma via que além de ser bem protegida é também a mais famosa do local. Chamada de Great Arch (5.5) ela segue um grande diedro em formato de arco, de três enfiadas, todo protegido em móvel com as paradas fixas. Prato cheio!

Já sabíamos que essa via sempre tem muito tráfego. Até tentamos chegar cedo, mas o frio atrapalhou os planos de acordar cedo e acabamos chegando no parque por volta das 10:30 da manhã. Pegamos então a via Block Route (5.8) que dá acesso ao platô de onde começa a Great Arch.


block route, via que dá acesso ao platô de onde sai a Great Arch


Chegamos no platô e, como temíamos a via estava tomada. Havia uma dupla escalando e mais uma dupla aguardando para começar. Decidimos então tentar uma outra via à direita, chamada No Alternative, também graduada em 5.5. A primeira enfiada é um diedro muito parecido com a Great Arch, mas a segunda enfiada é bem famosa pela exposição, apesar de ser fixa. Entramos na via e essa primeira enfiada foi uma delícia. Diedro bem protegido, muita escalada de layback (oposição em diedro) e relativamente fácil.

diedro da primeira enfiada da No Alternative


Chegando na parada, olhei para cima e tive muita dificuldade de achar a primeira proteção. A Flávia veio de segundo e quando chegou pensou a mesma coisa que eu: tá meio estranho esse trem! Um risco de queda fator 2 muito alto pela altura da primeira proteção aliado à nossa falta de intimidade com a montanha e o tipo de escalada. Não vai ser dessa vez! Vamos ficar por aqui mesmo. hehe

Apesar de não termos feito a via toda, foi uma ótima experiência! Estamos aos poucos conhecendo os principais locais de escalada aqui da Carolina do Norte, e com certeza voltaremos para tentar fazer a Great Arch.



Nenhum comentário:

Postar um comentário