quarta-feira, 31 de julho de 2013

Frangos na Nova Zelândia - Rotorua (Egg smelling city)

Depois de duas semanas de imersão na cultura neozelandesa, estava na hora de juntar as mochilas e voltar pra peleja. A idéia nas próximas duas semanas seria ir descendo de ônibus até New Plymouth (que fica na costa oeste da ilha), e passar pelo Tongariro National Park no caminho até lá.

No caminho de Tauranga até a cidade de National Park (ponto de entrada para o Tongariro National Park) fica a cidade de Rotorua, conhecida como um dos principais centros turísticos da Nova Zelândia. A cidade é dominada por agências de turismo, todas com um milhão de programas diferentes. Além disso, é conhecida como "Egg smelling city" por causa do cheiro cabuloso de ovo podre que domina a cidade o tempo todo. O cheiro é proveniente das estâncias termais que circundam a cidade, e que são a principal atração turística de lá.

Chegamos de ônibus no sábado de manhã e é só descer do ônibus pra sentir o cheirinho característico de enxofre (vulgo ovo podre). Fomos direto para um hostel, arrumamos as coisas e partimos para o primeiro passeio.

Pertinho de Rotorua fica Hobbiton. A cidade cenográfica onde foram filmadas as cenas do Condado ("Shire") do Senhor dos Anéis. O passeio é meio caro, mas não podíamos perder a oportunidade de conhecer a famosa casa do Bilbo Baggins (hehe). Um ônibus nos pegou no hostel depois do almoço e partimos pra lá.

Hobbiton é genial! Um lugar lindo, rodeado de portinhas de casinhas de Hobits por todo lado. Fomos com um grupo guiado, e o guia ia explicando o tempo todo qual cena tinha sido gravada em cada local, e quanto detalhe os produtores colocaram em tudo. Super divertido!






casa do Bilbo Baggins

No final do tour, podemos tomar uma cerveja no Dragon Inn, um bar/restaurante todo caracterizado de casa de Hobbit e que também aparece nos filmes.




Passeio bem caro, mas valeu muito a pena conhecer aquilo tudo de perto e ficar imaginando as cenas do filme. Pra fechar o dia, tradicional pizza Meat Lovers da Domino's com Pepsi, sentado na praça.. hehe..

Ficaríamos somente 2 dias em Rotorua, então no domingo decidimos fazer um passeio característico de lá, ou seja, ir em um dos parques termais. Existem muitos tipos de passeios, dos muito caros aos razoáveis, alguns incluindo cerimônias turísticas da cultura Maori "pra gringo ver". Decidimos que a papagaiada não valeria o preço, então resolvemos ir em um parque médio e passar o dia lá. Fomos então no Wai-o-tapu Geothermal Wonderland (uhu!).

O passeio é todo guiado e começa nas piscinas de lama, bem cedo.



Depois partimos para uma sensacional exibição artificial de um Geiser (??). Quanta decepção aqui!!! O Lady Knox Geiser é considerado um dos maiores da região, mas ele é ativado artificialmente por um funcionário do parque, e ficam todos sentados em uma arquibancada assistindo. Aff! Santo turismo!


E por último um passeio nas áreas geotérmicas. Umas trilhas determinadas com várias atrações anotadas em um mapinha. 100% turístico! Qualquer pocinha com formato de qualquer coisa virava uma mega atração.





O passeio no parque foi legal mas ficamos decepcionados pelo preço e pela forçação de barra para tornar o lugar mais interessante. Mas fazer o que, né?! Estávamos na "capital turística" da Nova Zelândia... não podíamos esperar menos...

Tudo bem, já que agora começaria a parte mais divertida da viagem... vulcôes, muita caminhada na neve e travessias! A viagem tá na reta final!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário