terça-feira, 25 de setembro de 2012

Escalada em Mar de Espanha

Fim de semana, eu estava precisando ir visitar a minha mãe na cidade dela. A Flavinha acertou pra trabalhar no domingo à tarde, e com isso poderíamos viajar na sexta a noite e voltar no domingo pela manhã. Aproveitando que teríamos o sábado inteiro, decidimos ir conhecer os famosos blocos de Mar de Espanha. Sexta saímos eu, a Flavinha e a Mimosa, depois do meu trabalho, e tocamos pra Bicas.

Mar de Espanha é uma cidadezinha conhecida por sua bela praça principal, recheada de coqueiros em torno da igreja da cidade. Fica muito próxima da divisa com o estado do RJ, e a apenas 20km da casa da minha mãe. A região é bem montanhosa, mas o principal local de escalada é o vilarejo Córrego d'areia, que fica há 8km do centro da cidade. O vilarejo é composto por uma igreja e algumas casas no seu entorno, várias paredes de granito e uma infinidade de blocos de granito espalhados.

blocos espalhados ao longo da estrada
paredes de rocha ainda sem nome

Decidimos ir conhecer o mais famoso, chamado pelo pessoal local de "Cartão de visita". É um bloco de aproximadamente 8 metros de altura, cortado em toda sua altura por duas fendas paralelas perfeitas. Chance para colocar os amigos pra arranhar um pouco.


Decidimos então entrar primeiro na fenda da esqueda. Entrei guiando e colocando alguns nuts e camalots, e eis que no finalzinho fiquei empacado apanhando das colocações de pé. Cheguei até a bater a mão na virada do bloco, mas o pé que estava travado na fenda começou a escorregar e preferi encarar a vaca. Tomei uma vaca de quase 5 metros num nut muito bem entalado na fenda, que puxou a Flavinha pra cima e me faz parar há pouco mais de 2m do chão. Primeira vaca num nut!!! O coração quase saiu da boca, mas estava bem confiante na colocação do nut, e fiquei bem satisfeito que ele tenha aguentado a queda. Passado o susto, fiz o lance de novo, e dessa vez me atentei melhor aos pés e deu tudo certo.

A Flavinha então decidiu entrar de top, mas a lesão no dedo reclamou e foi a única via que ela escalou. eu ainda quis entrar na fenda do meio guiando. Agora com mais atenção aos pés e mais tranquilo nas colocações, fiz até o final sem problemas.

Ainda encordado, olhei para uma fenda mais alta na direita que me parecia ser acessível por uma série de regletes próximos a aresta do bloco, e decidi entrar de top pra ver se dava um caldo. Acabou que a linha que eu segui era muito boa alternando bons regletes com agarradas em oposição, e de novo cheguei ao topo do bloco.

Com a mão doendo de tanto pinçar as agarras e os pés doloridos de tanto entalá-los nas fendas, arrumamos as coisas e fomos ver de perto as outras montanhas do local. Há três paredes principais muito próximas ao vilarejo, mas uma se destava mais pela negatividade e forma peculiar. Chamam de "Cabeça da Vovó" e parece ter fendas e agarras incríveis!!! Lugar para se voltar e explorar.



No pé desta montanha fica o Severino´s Bar, uma pousada/bar de um casal de aposentados cariocas, muito simpáticos que nos contou várias histórias sobre o lugar. Tomamos uma coca-cola gelada, pegamos o cartão de visita deles para voltarmos num outro fim de semana, e voltamos para Bicas com o corpo cansado e a mente limpa.

Infinidade de blocos, montanhas lindas, fendas perfeitas, Córrego D'areia é um paraíso pouquíssimo explorado pelos escaladores. Voltaremos em breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário