domingo, 2 de setembro de 2012

Eaglestone Rocks!

Eu podia até falar que Eaglestone fica perto de casa, afinal de contas moramos no começo da Highway por onde seguimos quase 300 km até Merredin, e depois mais 60 km até Eaglestone!!!

A) Nossa casa
B) Merredin
C) Eaglestone Rock
Saímos de casa sexta-feira às 7h45, para encontrar o pessoal da CAWA às 8h30 na Bakers Hill Pie Shop. As tortinhas australianas são como nossas empadinhas, todo lugar vende...

Tortinhas.
Chegando lá já encontramos Tony, Mark e sua filha Hazel, depois chegou mais gente e pegamos estrada até Merredin.

Merredin.

Curiosidade: Aqui vc pode personalizar a placa do seu carro do jeito que vc quiser...
Já vimos até uma placa escrito "RUN FORREST RUN"!!!
Lá abastecemos o tanque de novo (os postos estarão fechados no domingo!) e saímos em comboio para ninguém se perder...
A viagem foi tranquila, estrada boa e super plana, mas é diferente do deserto que achei que seria... Achei que ia ser deserto = seco, sem plantação... Mas era deserto = sem ninguém... Não cruzamos com ninguém na estrada, só tinha a gente... Aliás, lindo cenário para aqueles filmes de terror barato... Hahahaha...
Lindos campos dourados de canola!

Comboio...

Eaglestone Rocks!
O caminho todo eu ficava imaginando... Mas como será essa pedra?! Aqui, no meio do nada, no deserto, nessa terra plana... Até que ela apareceu...:

Olha ela aí!!!
Hahahaha... Parece pequena, né?! E é!!! Mas é linda!!! Me apaixonei porque na verdade ela é um mega afloramento de granito acebolado!!! Maravilhoso!!!
Granito todo mundo sabe o que é, mas e acebolado?! Bom, o acebolamento (tb conhecido como esfoliação esferoidal) é causado pelo intemperismo físico e químico do granito e depende de outros fatores como clima, temperatura, fraturas e tempo de exposição.

Bloco de granito com as cascas do acebolamento!

Jorge segurando a casca do granito...

Logo que chegamos na area de camping já montamos nossa barraca, ou seja, nosso "sobrado"!!! Não deu mto para fugir do sol pq os melhores lugares para camping já tinham sido ocupados por um pessoal que veio no dia anterior... Mas tudo bem, assim a gente acorda cedo para escalar mais!!!
Fomos dar uma volta para conhecer os setores:


1 - Bitter Area
2 - Terradome Wall
3 - Mini Me BOulder
4 - Clockwork Orange Area
5 - Fidget Gene Area
6 - Emu Wall
7 - Wishbone Wall
8 - Bad Seed Boulders

Jorge escolheu as vias mais fáceis do Mini Me Boulder para aquecer, mas as duas em móvel!!! Jorge entrou guiando numa via de grau 14, foi lindo demais!!! E depois entramos numa via de grau 10, praticamente uma escada, nem precisaria de proteção...

Jaundice (grau 14) toda em movel.


Casal frango em cima do boulder.
Depois fomos na Bitter Area e entramos numa via de grau 16 e começamos a entender a relação entre o acebolamento do granito e a escalada... Onde o acebolamento e a consequente queda da casca da cebola ocorrem, o granito fica extremamente escorregadio!!! O pé não fica de jeito nenhum!!! Apesar da lavada da via de grau 16, depois fomos no setor Wish bone Wall para entrarmos numa via de grau 17... A primeira proteção é movel, com nuts... A via é linda, pena que não tenho fotos de nós escalando... Cheia de movimentos delicados e precisos, com regletinhos... E a parede tem cor laranja!!! Linda!!!
Detalhe que em Eaglestone não precisamos usar os "hangers"!!! As proteções são como o P, mas chamam de "ring", são meio apertadas (pequenas), às vezes nem cabe um mosquetão e a corda... E são todas cheias de cola...
Ring cheio de cola.
O dia anoiteceu, voltamos para a barraca para preparar o rango!!! Vamos testar a tal comida desidratada australiana, que na verdade eh da Nova Zelandia... Hahahaha... A receita dizia para apenas adicionar 500ml de água fervendo dentro do pacote, fechar o pacote por 10 minutos e depois comer, tipo um cup noodles... Achei ótimo, assim nao tinha que lavar a panela... Fizemos o que a receita mandou e depois dos 10 min o macarrão ainda estava meio cru, então colocamos tudo na panela e aquecemos de novo, até "cozinhar tudo"... E tivemos que lavar a panela!!!



A fome era tanta que esqueci de tirar foto do macarao...
A noite era de lua cheia, que sozinha já iluminava bastante o acampamento, mas a foto não ficou tão boa...

No dia seguinte o Jorge madrugou para variar, e me acordou para variar... Arrumamos as coisas para o café da manha e vejo meu marido comendo pão com nutela!!! Pão com nutela?! Como assim?! Quem ensinou meu marido a comer pão com nutela, hein, Flavinha?!?!?! Pessoas normais, como eu, comem pão com manteiga... E bolacha!!! Claro!!! Bolacha de água e sal no recheio do pão, para ficar crocante!!!
Não, não é propaganda da Solo... É da Adrena!!! Hahahahaha...
Depois do café fomos dar uma volta até o lago de sal... Sim, do nosso ladinho tem um mega lago de sal, de longe é todo branco, mto lindo, lembra os lagos do Atacama... Fomos lá dar uma conferida de pertinho...





Voltando para o assunto da escalada, primeiro fomos para o setor Bad Seed Boulders, onde tinha uma via safada de grau 17, com pés super escorregadios logo na primeira proteção!!! Vi um monte de gente entrando nessa via e todo mundo escorregava e perguntava: "17?!"... Depois o Jorge quis tentar uma via ao lado de grau 22, então aproveitamos o top rope para ele brincar... E não foi mole não!!!
Entramos com um pessoal que estava tentando uma via, Fear the Smear, que era grau 21 mas depois que quebrou uma agarra o grau aumentou... Ninguém passou o crux da agara quebrada, e todo mundo roubou o lance com um estribo improvisado... Foi engraçado...
Depois entramos numa via que é um projeto, ou seja, sem first ascent!!! Lá se foi a chance do Jorge de mandar um FA em Eaglestone!!! Ele roubou no crux principal mas mandou mto bem guiando o resto e protegendo uma fenda com móveis!!! Eu tb entrei na via, e parece bem delicada mesmo, com o crux exigente de equilibrio e força nos regletinhos, com pés mto ruins, sei lá... Mas foi divertido!!!
Comecei a perceber que tinha gente demais para pouca via... Hehehehe... A parede do Emu Wall estava sempre lotada, e no fim do dia conseguimos entrar via You don't know Jack, de grau 17. A essa hora do dia, depois de 2 dias de escalada a gente já nao aguentava mais pisar na aderência do granito, pegar nos regletes, o sol na cabeca... Mas a via é linda!!! Adorei!!!
Jorge na via You don't know Jack.
Para terminar o segundo dia fomos assistir o por do sol...

Galera no cume assistindo o por do sol.

Nóis!

Lindo!



Qdo voltamos para o acampamento quase todo mundo já tinha voltado, estavam todos conversandoe sentados em cadeiras, bebendo cerveja gelada ao redor da fogueira... Analisando a cena: 1) sentados em cadeiras: descobrimos que todo mundo tem cadeiras dobraveis para acampar... A gente ficou sentadinho em cima da minha canga... 2) bebendo cerveja gelada: o pessoal tem um refrigerador recarregavel, eles usam a bateria do carro para gelar a cerveja... 3) sim, fogueira!!!
Ficamos lah conhecendo e conversando com o pessoal, todo mundo mto simpatico e atencioso...
Dia seguinte Jorge acordou cedo de novo, e já aproveitamos para desmontar a barraca, guardar tudo, e escalar mais um pouco... Fomos direto no setor Emu Wall para entrar em outra via de grau 17 que fica ao lado da You don't know Jack, a Sparrow!!! Hehehehehe... O começo da via é um pouco exposto, o Jorge guiou meio tenso por causa do cansaco, mas fizemos cume para tiar uma fotinho da vista que é linda: lago de sal de um lado e plantações de canola do outro... Infelizmente eu estava sem meu telefone que tem o app de foto panorâmica...



Depois voltamos na Bitter Area para entrar numa via de grau 19 (Nudie), mas foi um desastre total!!! Cansaco da escalada e do sol... Bem que disseram que eh impossivel ir lah no verao!!! Nem imagino... Ficamos um tempo olhando o pessoal escalando e por fim Jorge queria porque queria entrar numa via mais dificil, entao lá fomos nós para o Terradome Wall, onde tem duas vias, uma de grau 21 (tipo um 7B) e a outra de 26 (oitavo grau). Foi divertido pra mim, que fiquei na seg, porque a via era bem dificil, negativa no comeco, com uma barriguinha para passar sem pés... Nuh...!!!
Jorge rapelando da via...

Bolha de sangue no dedo do Jorge...

Seg oficial...
Fim da viagem... Saimos de Eaglestone +/- 12h00 e chegamos em casa 16h30... Exaustos, fedidos, com os dedinhos ralados, famintos, e FELIZES!!! Hehehehe... Com certeza fez valer a pena!!!
Eu podia ficar aqui falando mais sobre a geologia, o acebolamento, o lago de sal, os diferentes costumes dos australianos, etc e tal, mas acho que o post jah estah gde o bastante... Entao aqui vao soh mais umas fotinhos do pessoal:

  
Escalador a la anos 80...

Hazel guiando em movel a via de grau 10, com o paizao na seg!

Borboleta escaladora!!!

Shawn costurando num movimento delicado...

Nuts que viraram protecao fixa... Ninguem conseguiu tirar!

Tony rapelando...
 by Pati

2 comentários:

  1. que legal Pati!!!! adorei o post gigante, ficou enorme mas ficou gostoso até de ler! lindissimo o lugar!

    beijo enorme

    ResponderExcluir
  2. Ai, eu queria escrever mais e mais!!! A viagem foi demais!!! Lugar lindo, granito acebolado lindo, lago lindo... Me apaixonei!!!

    ResponderExcluir