segunda-feira, 20 de junho de 2011

Trekking em Ferros - MG

O fds chegou e resolvemos encarar a estrada para ir conhecer o pólo de escalada de Ferros!!!
"Encarar" a estrada porque tivemos que ir por Sabará até Caeté, e nem preciso dizer que fiquei enjoada naquela serrinha... De Caeté até a BR 262, e pegamos o trevo que vai para Itabira, essa parte da estrada está toda em obras, com dois trechos com sinalização de pare/siga... Mais 20km de estrada de terra até a Fazenda do Tonico...
Ou seja: 180km em 4 horas!!!
Chegamos lá +/- 10h00, começamos a arrumar as coisas, qdo o Tonico acordou e nos recebeu com uma prosa mto boa, nos contando a história geológica da área... Papo delicioso para 3 geólogos!!! Hehehe...
Eu e Jorge queríamos fazer a via "eu não sou de ferro", 200m, na parede principal, e Tonico nos emprestou um facão para abrir a trilha que poderia estar bem fechada...
Fomos andando até a estradinha da parede principal, fui observando e admirando as montanhas de pedra tão lindas da região!!!

A dica era uma árvore morta na estradinha para indicar a trilha para a base da via... Nessa estrada, percebemos um monte de bosta de cavalo, então ficamos espertos em relação à carrapatos... Argh...
Achamos a árvore morta e entramos na mata, tentando desvendar a tal trilha, Jorge foi abrindo caminho com o facão, mas chegou uma hora que a mata era mto fechada e as árvores eram mais robustas...

Resolvemos voltar e tentar achar outro caminho... Nessa hora, o Jorge viu uma "folha" na perna dele, mas qdo olhou direito, viu que era uma "nuvem" de micuins!!! Ahhh!!! Qdo percebi, tb tinha milhares de micuins na minha calça...

Achamos uma trilha em zigue-zague, provavelmente fruto de caminhos dos cavalos... Chegamos num lajedo de rocha lindo, e paramos ali para comer um lanche, pois meu estômago estava roncando há um tempo...

Deste lajedo conseguimos localizar a via, mas sem ver os grampos... Seguimos pelo lajedo, até avistarmos um enxame de abelha perto de uma árvore caída... Desviamos para a esquerda e entramos na mata novamente... Eis que encontramos a parede!!! U-hu!!! Pena que estávamos à esquerda da base da via, separados por uma drenagem... E era verdade!!! Chegamos exatamente na parte da parede que NÃO tem via... Subimos a trilha da base da pedra, víamos a parede maravilhosa, com mto potencial de vias a serem abertas ainda!!!
Voltamos até o lajedo, e sabíamos que tínhamos que passar pela direita das abelhas... A aflição com os micuins ficou pequena perto do "medinho" das abelhas, que falou mais alto e voltamos até a estradinha.
Mais um dia só de trekking, que na verdade foi um dia de treinamento para a Serra Fina no feriado!!! No fim voltamos no mesmo dia para BH... Mais 180km... Mais 4 horas na estrada... Cheguei em casa me coçando toda, com 11 picadas de carrapato só na minha barriga... Malditos micuinzinhos!!!
No domingo ficamos dormindo até tarde, afinal eu queria descansar um pouco!!! Resolvemos ir até o Rod escalar um pouco, chegamos lá num horário inédito para nós: 13h00!!! Hehehehe... Mas foi bem agradável, pois o Grupo 1 fica na sombra à tarde, então não estava mto quente...
Escalamos as vias preferidas de sempre, levei uma bela vaca no crux da Mapa, mas antes de casar sara... Hahahahaha... Lá pelas tantas o Elton apareceu lá e guiou a fenda em móvel, e o Jorge foi de segundo limpando a via... Os alunos do Ralf mandando ver nos móveis, hein?! Hehehehe...

No fim do dia fomos tomar um açaí na lagoa com o Felipe e a Agnes, que tb chegaram tarde para escalar...
E assim mais um fds da temporada se passou...
Que venha a Serra Fina!!! U-hu!!!