segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Quase cavernistas em Luminárias

Nesse fim de semana, a Flavinha ficou em Lavras, então eu fui pra lá na sexta-feira à noite ficar com ela. Tinhamos combinado de ir conhecer Luminárias e escalar na pedreira de Lavras. Previsão de tempo boa, o fim de semana tinha tudo para ser ótimo... e foi!

Fim de semana começou bem... cheguei em Lavras na sexta a noite, e a casa da Flávia estava sem luz! 3 meses de férias, algumas contas de luz atrasadas... mas o clima tava bem quente, e não foi nada ruim tomar banho frio às 10 da noite... sem falar que a head lamp que sempre vai na mochila da escalada salvou a vida...

Sábado acordamos cedo e fomos pra Luminárias. Consegui algumas informações na internet, que diziam que o Complexo Serra Grande é um lugar bonito, com algumas cachoeiras e grutas. Chegamos lá, pegamos a estrada de terra sentido Carrancas, e uma meia dúzia de quilômetros depois chegamos na casa do seu Edmar (vulgo didi). Figurassa que tem uma casa/bar/camping onde se deixa o carro e saiem as trilhas.




Lugar muito bonito de mata fechada, uma serra muito bonita, caminhamos o dia inteiro e conhecemos 3 cachoeiras muito bonitas e uma gruta de quartzito fantástica que levamos 10 minutos para atravessar, algumas vezes com água na altura do peito! Isso tudo valeu o primeiro vídeo do ano.


Região muito bonita, que vai valer novas visitas esse ano, ainda mais por distar somente 53km de Lavras.

Uma visão triste que tivemos foi a da exploração do quartzito por pedreiras, que está avançando por todo lado naquela região. Havia pilhas de rejeito há menos de 10 metros do rio!! Além disso, vimos também o que  antigamente era uma cachoeira, totalmente assoreado por areia e cascalho, uma montanha de rejeito bloqueando o curso da água, e uma quantidade sem fim de montes de rejeito na boca da gruta!!! lamentável o que bicho homem faz com a natureza por dinheiro...

montanha de rejeitos à menos de 10 metros do rio
rejeitos bloqueando o curso das águas, no que antes era uma cachoeira
monte de rejeitos na boca da entrada da gruta
Chegamos em casa (ainda sem luz), tomamos um belo banho gelado, tomamos um açaí sarado e ainda pegamos um cineminha pra terminar o dia.

Domingo, acordamos cedo de novo e fomos escalar na pedreira de Lavras. Escaladinha de leve, já que meu ombro continua meio ruim por causa do incidente do fim de semana passado em São Thomé das Letras. Pegamos algumas viazinhas bem fáceis pra não forçar e pra Flávia recuperar a segurança em guiar, depois da belíssima vaca da semana passada.


A pedreira é um importante campo-escola para os escaladores da cidade, e conta com vias de 2o até 8o grau. Depois de um urubu esbarrar em uma pedra que caiu exatamente aonde estávamos e acertou uma costura que estava no chão, fazendo um belo talho em um dos mosquetões, fomos interrompidos por uma leve chuva que ameaçou piorar. Apesar dos sinais, insistimos e logo em seguida o sol abriu forte e terminamos um bom dia de escalada.

No final das contas, um fim de semana que deu tudo certo (dentro da normalidade), e definitivamente ABRIMOS A TEMPORADA! Que venham as próximas escaladas, e semana que vem já tem travessia na serra do cipó!

Frangos presentes:
- Rafael
- Flavinha

Vias escaladas:
- Foda - 2sup
- Mundo Animal - 4sup
- Aresta Noroeste - 3sup
- Plano B - 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário