terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cuscuzeiro - O Retorno

1996 - Jorge fazia mestrado em Rio Claro (Unesp), e foi fazer pique-nique com a mãe, irmã e sobrinho no pasto em frente ao morro do Cuzcuzeiro. Viu algumas pessoas escalando, tirou umas fotos, deu risada, mas tb achou loucura, afinal de contas, ele sempre teve medo de altura...
2010 - Remexendo em caixas cheias de tralhas antigas, Jorge achou as fotos do pique-nique no Cuzcuzeiro... 14 anos atrás, qdo ele nem pensava que um dia fosse escalar!!! Assim, a vontade de escalar lá aumentou mais ainda!!!
Pati e Jorge foram passar o Natal em SP, e a chuva não largava dos pés deles... No dia 28/12, cansados de tanta água caindo do céu, resolveram ligar no camping do Cuzcuzeiro para saber como estava o tempo lá: "Moço, aqui não chove há 3 dias, o céu tá azul e com mto sol!!!".
Pegamos a estrada para Analândia e chegamos lá no meio da tarde. Já da estrada a vista é linda: estrada de terra bem vermelha, relevo plano, cheio de pastos, e de repente: o Cuzcuzeiro, todo imponente, chamando atenção em 360° ao redor dele!!!

Simplificando mto a geologia do Cuzcuzeiro, ele é um morro-testemunho de arenito silicificado que resistiu à erosão.
O camping estava vazio e estava mto bem cuidado, os banheiros estavam bem limpos, e o chuveiro era gostoso!!!

A trilha que leva até a base das vias é mto bem marcada, bem sinalizada, inclusive com avisos de usar o capacete!!!

Chegamos na Face Leste, tentamos decifrar os croquis do guia, achamos uma via de 5º sup e o Jorge já animou de guiar... A via chama-se Denorex, cuja leitura era tranquila até a 3ª costura, quando parecia ficar tudo liso... Mas acreditamos que liso no arenito era mais aderente do que liso no calcário... E assim foi o perrengue do 5º grau no arenito. A Pati ficou tensa na seg e nem tirou mtas fotos. “Denorex: parece (fácil), mas não é!”

No dia seguinte, acordamos cedo e fomos conhecer a Face Sul. Resolvemos escalar até o cume pela via mais fácil existente, a Carteirinha (4º grau).


A falta de vias mais fáceis, a tensão das abelhas, o calor e a estranheza de escalar em arenito friável e fraturado (porém aderente) nos fez repensar na qualidade e na valorização do calcário de MG!!!
Jorge saciou a vontade de conhecer e escalar no Cuzcuzeiro!!! Desmontamos acampamento e fomos para Piracicaba visitar um amigo do Jorge!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário