sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Seneca Rocks

Aniversário do Tev (aquele escalador brasileiro) e ele conseguiu atestado de alforria da mulher para escalar num fim de semana prolongado. Ele escolheu Seneca Rocks, um dos paraísos da escalada tradicional dos EUA. Quando ele me chamou pra ir junto, nem precisei pensar muito pra aceitar.



Seneca Rocks fica no estado da West Virginia, há umas 4 horas e meia de viagem de Greensboro e a ideia era ir na sexta de manhã e ficar até domingo. Ele ainda chamou mais alguns amigos de várias cidades diferentes pra fazer uma reunião por lá.

Seneca Rocks é o nome de um vilarejo minúsculo que fica no pé da montanha, numa região de muitos vales e conta com um ou dois restaurantes, uma área de camping gigante do próprio parque e algumas outras lojinhas de gift shop e uma de equipamento de escalada. E, sem sinal de celular! Lugar perfeito pra descansar a cabeça.

Dia 1
Saímos de Greensboro na sexta de manhã com o intuito de chegar ainda há tempo de escalar. Quase 5 horas de viagem depois, por volta já das 2:30 da tarde, fomos direto para o estacionamento do parque. Começamos a arrumar os equipamentos e uma chuva fina começou a cair. Desistimos ali na hora e resolvemos ir comer alguma coisa e esperar a chuva passar. Mais ou menos uma hora depois a chuva parou de vez e decidimos arriscar.

Pegamos uma trilha muito tranquila e bem sinalizada e escolhemos uma via que fica bem no início pra economizar tempo. A via que fizemos se chama Ecstasy, e faz jus ao nome. Três enfiadas todas em móvel em um quartzito de altíssima qualidade, muito vertical e com vários trechos levemente negativos. Grau? 5.7 estilo Seneca Rocks (5.7 = 3o BR), que pareceu muito mais um 5.9 (5sup) bem constante. Puro desfrute!!!



saída da 2a enfiada da ecstasy

pilar sul visto do final da ecstasy

calorão danado no final da via


Na volta fomos direto para o camping encontrar com o restante do pessoal que só ia chegar na sexta a noite. Fizemos um jantar por ali mesmo, tomando uma cerveja e batendo papo pra todo mundo se conhecer.

Dia 2
Acordamos relativamente sem pressa e tentamos ali mesmo dividir o grupo: dois queriam fazer a Ecstasy, o Tev e um outro amigo queriam fazer um 5.6 chamado Candy Corner e eu e a Sue Fen (uma chinesa amiga do Tev) resolvemos que íamos escolher algo lá perto na hora para escalarmos todos juntos.

Chegando no estacionamento, um cabrinha estacionado num BMW conversível se aproximou e pediu para se juntar ao grupo. Pior decisão do dia! O cara era um baita cuz**, arrogante, incomodou pra caramba e ainda estragou um camalot do Tev.

Enfim, no final das contas as cordadas mudaram e o Tev acabou se juntado a mim e à Sue Fen e fizemos um mix de vias até o cume: Candy Corner (5.6) - 1 enfiada, Skyline traverse (5.4) - 2 enfiadas, Lady Elaine (5.5) - 1 enfiada e Old ladies (5.4) - 2 enfiadas. Lá em cima, ainda resolvi fazer mais uma micro-enfiada de uns 8 metros pra chegar no falso cume do lado sul da montanha.

sue fen guiando a candy corner

escalador na ecstasy

wow! mais uma da ecstasy

saindo da Lady Elaine e pegando a Old Ladies

última micro-enfiada até o falso cume

visual do cume

Calor de matar em Agosto, final do dia ainda demos uma passada no rio pra refrescar antes de ir comer uma pizza e tomar uma cerveja no restaurante do vilarejo.


Dia 3
Depois de dois dias escalando, eu já estava bem cansado. Soma-se a isso o fato de que teríamos que pegar as mesmas quase 5 horas de estrada de volta pra Greensboro e decidimos então acordar bem cedo e fazer uma via mais fácil e mais curta. Procuramos no guia e achamos uma das vias mais famosas da montanha: Gunsight to South Peak (5.4 - 2sup ou 3o BR). Fomos em 4 para essa via, e a chinesa e um outro cara resolveram fazer outra via na face leste que chegava também no cume principal. Dali, juntaríamos duas cordas de 70m e desceríamos em um rapel só.


haja umidade nesse lugar

A Gunsight to South Peak é uma via de duas enfiadas: a 1a na face leste da montanha que dá acesso ao col que separa o cume principal da porção norte da montanha; a 2a segue a crista direto ao cume. Coisa mais linda!!! Exposição impressionante e escalada bem fácil.



gunsight to south peak... simplesmente espetacular escalar por ali


cume!



Rapidinho chegamos ao cume que nada mais é que a crista das placas de pedra que formam a montanha, com uns 50cm de largura. Juntamos todos ali, emendamos a corda e partimos pro rapel de 70m no vazio que daria acesso à trilha de volta.

vista da trilha para o cume... por aí que fazemos o rapel de 70m no vazio...

É isso! Mais um desses lugares mágicos que a escalada me proporcionou conhecer e desfrutar. Infelizmente dessa vez sem a Flávia por causa da gravidez, mas com certeza vai virar um daqueles lugares que pelo menos uma vez por ano vamos ter que visitar.

vista do camping

Nenhum comentário:

Postar um comentário