segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Red River Gorge - antes que a barriga cresça!

Red River Gorge é uma das mecas da escalada esportiva nos EUA. Eu já havia estado lá em 2014 quando de um treinamento na empresa que trabalho e fiquei apaixonado com o lugar. Agora com a notícia do catarrento a caminho, tivemos que mudar um pouco (ou um monte) os planos de férias e viagens para esse ano. Então não tive dúvidas que esse seria nosso próximo destino. Precisamos aproveitar esse próximo mês enquanto a barriga da Flávia ainda não atrapalha ela a escalar (hehe).


Red River Gorge, ou como chamam por aqui, The Red, fica no estado de Kentucky, há umas 6 horas de carro de Greensboro. Então, decidimos tirar uma sexta e fazer uma viagem de três dias para podermos aproveitar mais. O KC, aquele que foi conosco para New River Gorge, animou também e fechamos o bonde da vibe!!!

Eu e a Flávia conseguimos a sexta de folga, reservamos um quarto na casa de um casal de escaladores via Airbnb, e saímos na sexta de manhã de casa. Nosso plano era sair bem cedo pra chegarmos ainda a tempo de escalar mas, consultando a previsão do tempo, vimos que não conseguiríamos fugir da chuva nesse dia. Então acabamos enrolando e saindo de casa por volta das 10 da manhã. Viagem muuuito longa. Chegamos na Miguel's Pizza às 4:30 da tarde debaixo de chuva. Tentamos ainda achar alguma trilha para fazermos uma caminhada, mas nas duas que fomos haviam placas dizendo que era proibido levar cachorros. Já que a Mimosa estava nos acompanhando, como sempre, não teve jeito. Admitimos a derrota nesse dia e fomos então pra casa dos escaladores para tomarmos um banho e depois sair pra jantar.

À noite fomos comer pizza na famosa Miguel's Pizza, ponto de encontro dos escaladores da região. A pizzaria tem um camping gigante e vários quartos de aluguel e tudo restrito a escaladores. Se não for escalador, não pode se hospedar lá.

Dia seguinte acordamos bem cedo e fomos encontrar o KC no Miguel's. Ele saiu de Charlotte a noite, dormiu na estrada e acabou de chegar no sábado de manhã para finalmente irmos escalar. Nesse primeiro dia resolvemos ir escalar no Left Flank e na Military Wall. Duas das áreas de escalada mais famosas e com várias vias de grau mais razoável. Nesse dia acabamos escalando 6 vias!!! Começamos num 5.8 bem fácil, fizemos um 5.10a bem difícil no Left Flank chamado "To Defy the Laws of Tradition" e dali fomos pra Military Wall.




A Military Wall é simplesmente fantástica! O nome vem dos centenas de buracos na parede que parece que foi literalmente metralhada. Eu queria entrar na parede principal do setor, onde há vários 8os e 9os e um 7b no canto. Esse mesmo que entramos, Fuzzy Undercling. Escalada linda com um crux muito difícil bem no começo e o restante cheio de agarrões e muitas invertidas, num negativasso bem forte. Dei um segundo pega na via ainda pra tentar encadenar, mas não teve jeito. Vai ficar pra próxima. Depois disso o KC ainda entrou num 5.10c de aderência ao lado da parede principal e depois finalizamos o dia nas duas vias fáceis mais famosas do lugar, Sunshine e Moonbeam, 5.9 e 5.9+ (bem fortes pros graus). Cheios de buracos e agarras de lado numa parede quase levemente negativa. Diliça!




Red River Gorge é muito famoso pelas vias pumpy (ou tijolantes) e sentimos isso no segundo dia. Depois de 6 vias no primeiro dia, os braços estavam bem cansados na manhã de domingo. O meu grande objetivo da viagem era a via Amarillo Sunset, tido por muitos como o melhor 5.11 (7o grau) de todo o Red River Gorge! Eu havia tentado ir lá em 2014 mas havia chovido muito nos dias anteriores e a via estava encharcada. Dessa vez o clima estava perfeito e eu não podia perder a oportunidade. Esquentamos num 5.8 no setor The Shire, ali perto, e resolvi que era a minha chance de tentar a Amarillo.

A via é esteticamente magnífica! Fica num anfiteatro de pedra quase toda lisa e somente a sequência de buracos da via. Sempre levemente negativa mas com agarras muito boas. Entrei bem e fui seguindo a movimentação usando os buracos. Coisa mais linda! Não muito fácil mas muito prazerosa. Lá pra 6 chapa os braços miaram e não consegui ir pra cadena. Depois de ter gastado todo o gás, fui indo devagar de costura em costura até chega no top. Daquelas vias que valem a viagem!



O KC achou melhor salvar os braços e tentar algo mais fácil e entrou ainda num 5.10d (6sup) muito famoso ali perto no The Shire. Via linda, mas os braços cansados também falaram mais alto e foi sofrendo até o top.



Hora de ir para casa! Muito legal termos a oportunidade de escalar num lugar como esse. Durante anos assisti muitos vídeos de escaladores de ponta fazendo as vias daqui, e é muito motivador estarmos próximos de tantas vias famosas. Valeu demais pelas 6 horas de carro e com certeza faremos dessa viagem a nossa peregrinação anual ou semestral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário