domingo, 25 de junho de 2017

Páscoa no Peak Charles National Park


Essa montanha aí na foto é chamada de Peak Charles. Fica em um Parque Nacional a 800km de Perth. Sim, 800km! E esse foi nosso destino no feriado da Páscoa!
Na Austrália, o feriado da Páscoa é o único feriado de 4 dias do ano (não tem carvanal aqui, né!)  e coincide com férias escolares também. Isso significa que todo mundo viaja nesse feriado e agenda a viagem com muita antecedência!
Como não somos bons planejadores, acabamos ficando sem muitas opções... E começamos a pensar nos hikings (como na Páscoa de 2016, que fizemos a travessia do Cape to Cape) ou escaladas com bush camping que poderíamos fazer.
Aí me veio na cabeça Peak Charles! Bush camping and rock climbing! O par perfeito! Já tínhamos ouvido falar muito do Peak Charles, mas por ser meio longe de Perth, nunca animamos de dirigir até lá. Esse parque fica entre Esperance e Norseman, pra sudeste de Perth.
Peak Charles é famoso pelo seu estilo de "adventurours rock climbing"! Uma mistura de: caminhadas não muito curtas para chegar na base da pedra e escaladas longas de multi-pitch principalmente em móvel, com proteções boas porém bem espaçadas! Nos sentimos preparados para encarar a aventura!
Bom, voltei da mina na terça-feira de noite, fiz supermercado e arrumei as tralhas na quarta-feira, arrumamos os equipos de escalada qdo Jorge chegou do trabalho, e na quinta-feira pegamos estrada rumo ao Peak Charles! Sim, Jorge pegou a quinta-feira de folga, para podermos aproveitar ainda mais o feriadinho!

Quinta-feira
800km é chão, é longe! Engraçado pensar que quando morávamos em BH, de vez em qdo viajávamos 500km para escalar só no fds! Mas aqui na Austrália o pessoal não faz isso não, eles acham "perigoso" pegar estrada de noite! O perigo nas estrada aqui são os cangurus, pois eles são animais crepusculares, ativos no amanhecer e no anoitecer. Acontecem muitos acidentes de atropelamento de cangurus aqui na Austrália. E lembrar que o perigo nas estradas no Brasil é a condição da estrada (buracos, asfalto), má sinalização, e assaltos, além de motoristas irresponsáveis tb...
Fomos de Perth até Wagin, de Wagin até Lake King, de onde tem uma estrada de terra que vai até Peak Charles, mas esta estrada estava em más condições devido a muitas chuvas recentemente na região. Então decidimos fazer uma rota alternativa e ir até Salmon Gums pelo sul, dando uma volta de mais de 200km... No fim chegamos em Peak Charles à noite, depois de 12 horas de viagem! 
A lua estava linda, cheia, o camping estava iluminado por ela! Arrumamos a barraca e fomos dormir!



Sexta-feira
O dia amanheceu cedo, acordamos, arrumamos o café da manhã, os equipos, e fomos em busca da via que queríamos fazer! Pelo mapa e pela descrição do guia, seria uma caminhada de 20min até a base da pedra. E lá se foram 3 horas de bush bashing (abrindo a mata no peito) e atravessando drenagem para chegar na base da pedra... Ou seja, estávamos super cansados e frustrados, e já estava tarde para começar a escalada. Decidimos voltar para o camp e no dia seguinte faríamos a trilha (que agora conhecemos) e a escalada. Voltando a trilha, encontramos vários totens e conseguimos voltar em 20min! Que raiva!
Voltamos pro camping, deixamos os equipos e fomos fazer a caminhada até o cume da montanha. Foram mais 30min de caminhada até o col, não fomos até o cume pq é mto íngreme, meio exposto. Ficamos lá admirando a vista e liguei o celular pra ver se pegava 3G. E pegou! E recebi um whatsapp da minha mãe dizendo que minha irmã estava em trabalho de parto! Que alegria que me deu! Eu lá, com a beleza da natureza me cercando, e descobrindo que minha sobrinha estava chegando! Foi mto emocionante! Já estava anoitecendo e tínhamos que voltar a trilha até o camping...



Tomamos banho de caneca, jantamos, e fiquei tentando conseguir sinal 3G pra ter notícias da minha irmã, mas não conseguia nada. E enquanto eu perambulava pelo camping na procura por um lugar com sinal melhor, conheci um casal de sessentões que estava acampando lá tb, Cherrie e Kevin, estavam viajando com sua super caravan (e váriosss apetrechos) por 3 meses, de Camberra (na costa leste), até Western Australia. Super simpáticos e amigos! Adoro viajar e conhecer pessoas assim! Quase na hora de dormir consegui receber um whatsapp do meu pai falando que minha sobrinha tinha nascido e todos estavam bem! Dormi super feliz!

Sábado
Dia seguinte amanheceu, acordamos cedo, tomamos café da manhã, arrumamos as tralhas e pegamos a trilha até a base da montanha. Em 20min estávamos prontos para a escalada! A via escolhida era a Badile, 200m, grau 11 (tipo um terceiro grau do Brasil), 9 enfiadas! Isso mesmo, 9 enfiadas! Mas a via era toda em móvel, incluindo as bases. Estávamos super animados, a primeira enfiada tem uma fenda linda, e não demorou mto para Jorge montar a primeira base e lá fui eu de segundo.



A rocha é um granito lindo, meio alaranjado, mas com aderência mto boa, cheio de fendas para proteção. Aí vc pensa que 9 enfiadas em móvel grau 11 é fácil... Mas não é moleza não, mas em mtos lances as proteções eram bem espaçadas ou rasas, e 9 enfiadas é bem cansativo, demora muito, então é mto importante a dupla ser experiente e ser entrosada. Não é à toa que dizem que a escalada em Peak Charles é "adventurous climb", não é pra qualquer um não! Não dá para abandonar a via em qq lugar, e um resgate ali seria bem difícil.




No fim fizemos a via em 8 enfiadas, umas 5 horas de escalada. Eis que no final percebemos que a via não dava cume e tínhamos que fazer uma travessia para a esquerda e chegar no col da montanha. Até que foi tranquilo, pq no dia anterior fizemos a caminhada e já conhecíamos o col. Fizemos um lanchinho, arrumamos as tralhas nas mochilas e seguimos a trilha pro camping.



Chegando no camping, fomos surpeendidos por Cherrie e Kevin, aflitos pq viram que estávamos escalando durante o dia, e já estava escuro qdo chegamos no camping. Muito fofos, eles fizeram a melhor pergunta do ano: "Do you want to have a hot shower?"... Whaaaaat????? Eu, por educação, já ia dizendo "No, thanks, we can have a bottle shower", qdo Jorge solta "Of course!", hehehehe... Sim, eles tem aquela tenda que parece um trocador de roupa, uma bomba para bombear a água, e a água estava quente, pq eles tem painel solar! Eu disse que a caravan deles era cheia de apetrechos, não disse?! Foi o melhor 5 minutes-shower das nossas vidas!!! Somos mto sortudos de pessoas tão boas cruzarem o nosso caminho! Obrigada Cherrie e Kevin!
Fizemos a janta com aquelas comidas desidratadas, bem fácil e rápido, e capotamos na barraca! Fui dormir tão feliz, foi uma escalada maravilhosa com Jorge, é isso que me enche de energia e alegria, é isso que amo fazer e é com isso que nossa parceria e cumplicidade aumenta mais e mais!
E choveu a noite toda! Ou seja, foi um perfect timing! No primeiro dia a gente se perde na trilha, se acha, faz a caminhada até o col. No seguindo dia a gente já conhece a trilha certa, escala e desce pela caminhada que fizemos no dia anterior tb. E chove nessa madrugada, o que impediria de escalarmos na manhã seguinte.

Domingo
Eis que no dia seguinte, obviamente, estávamos mega cansados e com pernas doloridas. E tinha chovido, então não tínhamos a "obrigação" de escalar! Hahahaha... Mas mesmo assim fomos então caminhar até uma outra área de escalada, de vias esportivas, mas estava molhado e com muitas abelhas (e aranhas! Ô lugar pra ter aranha, viu!). Depois pegamos o carro e fomos até a outra montanha que fica a 14km de Peak Charles, mas não tinha nenhuma trilha, nada para fazer lá.






Logo depois uns amigos chegaram para acampar e escalar no dia seguinte: Bruno e Ana (brasileiros), Chris e Ash (australiano e kiwi) e James (kiwi tb). Eles estavam todos de folga/férias e iam emendar a semana. Voltamos no setor de esportivas para eles verem, ficamos papeando e nada de escalada, ainda estava meio molhado. A janta foi bem animada essa noite, com mto vinho e histórias! Foi mto divertido estar com eles lá, mas não tiramos nenhuma foto...



Segunda-feira
Na segunda-feira, tínhamos que acordar cedo e arrumar as tralhas no carro pq ainda tínhamos 12 horas de viagem pela frente... E foram longas 12 horas... Chegamos em casa à noite, bem cansados, porém mto felizes! E no dia seguinte eu tinha que acordar as 4 da matina pra pegar o avião pra ir trabalhar na mina...

Feriado maravilhoso acampando e escalando com meu amor, isso tudo só faz nosso amor crescer ainda mais! 


Muito feliz com a chegada da minha sobrinha linda, não vejo a hora das minhas férias chegarem e ir para o Brasil encher ela de beijos (e meu sobrinho lindo tb!).

Ah, esqueci de dizer que tinha um senhor no camping que tirou algumas fotos de nós escalando, e mandou por nós por email! Adoramos as fotos, pq é mto difícil ter fotos nossas escalando várias enfiadas! 





Um comentário: