sábado, 28 de janeiro de 2017

Primeiro final de semana de escalada IN AMERICA

Desde que chegamos aos "steitis" estávamos doidos pra ir escalar em algum lugar. Eu ainda não tinha conseguido por causa do frio, neve e chuva e assim que a Flávia chegou começamos a ficar espertos com a previsão do tempo para não perder a oportunidade.

cume da Pilot Mountain
Foi aí que apareceu no fórum do Mountain Project um carinha procurando parceria para escalar no final de semana. Como eu e a Flávia ainda estávamos sem a maioria dos equipamentos (costuras, grigri, etc, que vendemos no Brasil) resolvemos pegar carona com o sujeito. Decidimos ir então ao principal campo-escola aqui da região: Pilot Mountain.

PILOT MOUNTAIN
Pilot Mountain é um parque estadual que fica há uns 60km de Greensboro. A região toda aqui chamada de Piedmont é uma panqueca de tão plana. Nenhum morrinho pra lado nenhum. A serra que compreende o Pilot Mountain State Park e o Hanging Rock State Park é a única pra esses lados (e que sorte de ter muita escalada de boa qualidade). No caminho já dá pra ver o cume da Pilot Mountain de longe.


Para evitar a muvuca, saímos bem cedo e chegamos no parque por volta das 8 da manhã, num frio de aproximadamente 2 graus. Os setores de escalada ficam escondidos do vento e virados para a face sul que pega sol o dia todo. Assim deu pra aproveitar um pouco o clima bom e escalar sem congelar completamente os dedos.

Apesar de um lindo cume, recheado de paredes, a escalada é proibida ali. As vias ficam nas escarpas à oeste do cume. A Associação de Escaladores da Carolina do Norte é muito participativa e conseguiu negociar a manutenção do acesso na Pilot Mountain em vários setores ao longo dos anos.

Flavinha na Chicken Bone - 5.7 e o Ben dando segurança




No final das contas fizemos 4 vias nesse dia (5.7, 5.7, 5.10 e 5.9) e foi muito bom como um primeiro gostinho da escalada aqui da região. A rocha aqui é um quartzito/arenito (não sei exatamente) muito dura e com ótimas agarras. Muitos tetos e batentes, numa rocha com ótima aderência. Deu pra ver que vai dar pra aproveitar bastante a escalada por aqui.

BLACK FORK
No domingo, já tinhamos mais um convite pra ir escalar. Numa daquelas coincidências da vida, conheci pelo mesmo fórum do Mountain Project, um brasileiro que vive na Carolina do Norte há mais de vinte anos, escalador chamado Tev, que ficou super empolgado de saber que havíamos acabado de mudar pra cá. Ele nos convidou para ir num lugar novo, chamado Black Fork. Apesar de ser um pouco mais longe (2 horas e meia de carro), topamos já que queríamos começar a conhecer a região melhor. Acordamos domingo sob um clima muito feio e um frio de -1 grau. Mesmo assim animamos e fomos.

Black Fork é um pico de arenito muito duro, com muitos cortes na rocha e muitas fendas. Tivemos dificuldade com o tipo de escalada, mas valeu a experiência. Acabamos escalando três vias no total. Se contar o frio, o tempo ruim e a neve (sim, nevou durante o dia), foi um dia bem aproveitado.


Tev dando segurança na friaca

aqui todo mundo leva cachorro pra escalar


setor Michael Jackson - essa via era um 5.9

black rain - 5.11

vista do vale na parte de cima das escaladas
Primeiro final de semana de escaladas bem aproveitado. Tivemos um primeiro gostinho da escalada aqui na Carolina do Norte e a impressão foi muito boa! Muito arenito/quartzito, muitas fendas e muita rocha. Vamos passar bem de escalada por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário