sexta-feira, 25 de abril de 2014

Meu Bom Jesus de Iguape!

Mais um feriado na Australia: Anzac Day! Eh o dia em que eles homenageiam as pessoas que foram para as I e II Guerras Mundias. Centenas de pessoas vao ateh o Kings Park para rezar / chorar ou sei lah o que pelos amigos e parentes.
Bom, eu e Jorge aproveitamos para ir escalar em Mt Cuthbert, aproveitando que a previsao do tempo era boa, pq tinha frente fria chegando no fds! Mas... Jorge queria fazer a trilha pela Bibbulmun Track, em vez pela trilha tradicional... O problema eh que ele nao sabia que essa trilha era maior do que a tradicional... A Bibbulmun Track eh uma travessia de 1000km que vai de Albany (sul de WA) ateh Kalamunda (perto de Perth), e atravessa varios parques nacionais! 


Comeco da trilha.
Depois de 1 hora de caminhada de subidas, chegamos no Mt Cuthbert! O visual daqui eh simplesmente maravilhoso! Adoro! A ideia era fazermos a via da travessia! Preciso explicar o que eh essa via... Existe uma grande fenda horizontal no setor das aderencias... No croqui abaixo dah pra ver que a maioria das vias termina na fenda ou depois da fenda, alias, a maioria das vias tem o top em trad! Olhando essa fenda linda, Jorge queria escalar a fenda!!! Tracei em vermelho a via que segue a falha inteira, comecando pela esquerda, depois da via Fuzzi Bear, e termina na direita num lajedo positivo, que dah para descer andando. Em junho do ano passado Jorge fez essa via com o Rafa. Mas dessa vez terminamos a via um pouco antes, na linha azul, e rapelamos do top da via Hanger High.


A primeira enfiada da via eh a via Fuzzy Bear, toda chapeletada, uma aderencia de grau 14. Eu sei que temos que respeitar o estilo de conquista do lugar, e eu respeito, mas nao entendo... A via eh toda chapeletada, mas o top eh em movel, a uns 5 metros acima da ultima chapeleta... Eh uma aderencia boa e positiva, dessas que vc escala engatinhando, mas eu acho esse lance mto esticado, sem protecao nenhuma! 

Jorge e a bandoleira nova...
Detalhe do novo saco de magnesio da BD que dei de presente pro Jorge!
Jorge no slab da primeira enfiada!
(Fuzzy Bear)
Jorge no slab.
Primeira base em movel.
Jorge
Jorge & Pati
Na segunda enfiada a maquina ficou com o Jorge, porque as fotos ficam mais bonitas da direita para a esquerda, com o visual ao fundo! Mas enquanto eu estava dando seg, eu soh ouvia o Jorge xingar... Xingar... Ateh que ele falou a sua famosa frase: Meu Bom Jesus de Iguape! Os xingamentos eram para a bandoleira nova... Por causa da posicao que ele precisava fazer para proteger a parte da fenda que tem um teto, a bandoleira soh atrapalhava, trazendo todos os moveis para a frente, ficando mais dificil de escalar e proteger! E o "Meu Bom Jesus de Iguape" veio depois que ele saiu do teto e conseguiu ficar numa posicao melhor! Hehehehe... Qdo eu escalei de segunda, percebi que aquela posicao para proteger/desproteger nao eh nada boa para a hernia que Jorge tem na base da coluna! Meu Bom Jesus de Iguape!

A Aderencia & A Fenda
Eu tirando o camalot 5!
Tirando as protecoes...
Chamineh?!
Visual!
Sem as maos!
Eu
Jorge comecando a 3 enfiada!
Sombra da nuvem...
Eu (de novo)
Jorge & Pati (de novo)
A terceira enfiada (ainda na fenda) foi mais curta, pq paramos no top da Hanger High para rapelar! A trilha pela Bibbulmun Track cansou mto a gente, e jah estavamos com fome! Pelo menos a volta da trilha era soh descida! Ufa! Adorei escalar essa via com o Jorge, foi mto divertido e gostoso! Jorge ainda nao decidiu o nome dessa travessia, se vai ser "Meu Bom Jesus de Iguape" ou "Maldita Bandoleira"! Hehehehe...

Jorge rapelando da Hanger High.

Um comentário:

  1. opa, eu tenho direitos autorais sobre essa via aí também... na minha opinião tinha que chamar "Chicken`s traverse" ou "My good Jesus from Iguape"... e tenho dito...

    ResponderExcluir