segunda-feira, 7 de abril de 2014

Fim de semana de escalada no Itatiaia

Um dos grandes benefícios de morar no sul de minas é estar perto da Serra da Mantiqueira. Nós que estávamos sempre acostumados a esperar os feriados para vir para o sul de minas, agora conseguimos nos programar para aproveitar as montanhas daqui em um mero final de semana qualquer. Assim, como as semanas vêm sendo bem estressantes no trabalho e como a Flavinha anda estudando até morrer, decidimos tirar um final de semana e ir pro Itatiaia escalar, acampar e descansar a cabeça.

Tentei reservar o abrigo Rebouças para a pernoite do sábado para o domingo mas, como já estava tudo cheio, reservei um espaço na área de camping mesmo. Acordamos no sábado cedo, arrumamos o restante das mochilas, as comidas e tralhas e partimos para o Parque Nacional do Itatiaia. A entrada do parque fica a aproximadamente 170km de Varginha (Pat e Jorge morram de inveja!!!), e demoramos quase 2 horas e meia no percurso. Depois, subimos a famigerada estradinha de terra/cascalho/pavimento mau feito que leva até a entrada da parte alta do parque. Chegamos lá por volta do meio dia, deixamos o carro no estacionamento e fomos direto para o Couto conhecer as vias esportivas do Campo Escola.


Couto à direita, Agulhas Negras ao centro e Pedra do Altar à esquerda
Chegando no setor principal do campo escola no Couto

O Morro do Couto é a primeira montanha a partir da entrada e tem acesso por uma trilha ä direita da estrada que leva à torre. Caminhamos por aproximadamente 1 hora e chegamos na base do campo escola do setor principal. Ali existem muitas vias esportivas, de 4o ao 8o grau, prevalecendo o estilo agarrência (com mais ou menos agarras dependendo da via).

Fizemos ali 3 vias: um 4o, um 4sup e um 5sup de top. As duas primeiras vias muito boas. A primeira com um pouco mais de agarra e a segunda com menos agarras mas movimentos bem legais. A terceira via teve todas as suas chapeletas roubadas em um passado não tão distante e armamos um top rope para conseguir escalá-la.

Flavinha no crux da via Domingos no Parque (5sup)



Tarde bem divertida no Couto, fomos ainda presenteados com uma vista incrível da Serra Fina rodeada por um mar de nuvens.



Terminadas as escaladas, voltamos ao carro, pegamos as mochilas e descemos para a área de camping do abrigo Rebouças. Abrindo um parênteses aqui, o parque construiu uns quadrados elevados gramados delimitando exatamente as posições das barracas, e eu achei que ficou muito bom!!! O pessoal do Itatiaia está de parabéns!!! Há alguns anos vemos uma evolução constante na estrutura visando sempre melhorias da visitação. Muito bom saber que um parque tão importante para os montanhistas tem desenvolvido um trabalho tão bom. Um parabéns especial ao pessoal da CTME que trabalha pesado para desenvolver o montanhismo lá!!!

Voltando à estória, arrumamos a barraca, tomamos um banho checo e fomos saborear o jantar. Na nossa última caminhada (no Pico do Papagaio), a Flavinha teve a excelente idéia de levar um macarrão já cozido, e um molho de tomate já pronto de casa. Assim teríamos que somente esquentar e misturar tudo. Fizemos isso novamente e ainda levamos uma linguiça calabresa para dar um gostinho especial no molho. Jantarzinho sensacional tomando um vinhozinho.

Dia seguinte, domingo, o plano era ir até a Pedra do Altar e fazer uma das vias mais clássicas de lá: a Gênesis. Via de 4 enfiadas, de graduação 3o com crux de 4sup, que possui lances de aderência, agarras, chaminé e a já conhecida exposição extra das vias do Itatiaia... o pacote completo.



Vista da Pedra do Altar da trilha

A primeira enfiada é um 2 grau sem proteções que chega na base de um teto gigante onde é a primeira parada. Subi guiando e a Flávia veio em seguida. A segunda enfiada começa numa travessia horizontal por baixo do teto, e segue por uma meia chaminé por trás da aresta do bloco do teto que segue sem proteções por uns 7 metros até a 2a parada. Passei guiando com um batia friozinho na barriga na viradinho do teto, e me entalei na chaminé para chegar na 2a parada. A Flávia veio em seguida, xingou até a minha 5a geração por causa da exposição na travessia e chegou na parada. Ali, arrumamos tudo para eu continuar na 3a enfiada, que seguia por uma chaminé aberta e nada paralela, com o primeiro grampo há uns 8 metros de altura. Saí da parada e já começou o perrengue. A chaminé abria na parte de fora e não consegui me entalar direito. Além disso, como não tinha levado os equipamentos móveis, a exposição começou a pesar e uma queda ali seria muito ruim pois eu cairia exatamente em cima da Flávia que estava na parada. Fiquei ali ainda alguns minutos tentando decifrar um jeito melhor de tocar pra cima até o grampo mas o bom senso falou mais alto e resolvi desistir e descer dali mesmo. Desta vez faltou a terceira bola pra tocar pra frente naquelas condições. Armamos então um rapel da 2a parada e dali chegamos direto no chão.

A linha da via segue à esquerda do teto
primeira enfiada - 2sup sem proteções

Ficamos ali na base ainda alguns minutos saboreando um biscoito bono (Pat, morra de inveja de novo!!!) e uns sanduíches, e por volta das 2 da tarde começamos a caminhada de volta para a área de camping.

foto especial pra Pat

Pedra do Altar vista de Frente

Deixando sempre o bom senso acima de tudo, desta vez não fizemos cume, mas um dia na montanha é sempre uma experiência nova. Uma lição muito importante aprendida é sempre levar os equipamentos móveis para as vias do Itatiaia!!! Os caras que abriram a maioria das vias de lá são de outro mundo e nós meros mortais precisamos de uma proteçãozinha extra... hehe...

Voltaremos em breve Itatiaia!!!



Um comentário: