domingo, 30 de março de 2014

Diversao garantida em Darlington Boulders!

Fim de semana chegando... E aquela pergunta paira no ar: onde vamos escalar??? Sinisa (aquele amigo da Servia) entao nos manda uma mensagem, convidando para ir escalar em Darlington Boulders! Boulder??? Hum... Nao sei nao... Nao temos crash, e Jorge nem curte mto boulder... Fui olhar no guia de escaladas de Perth e descubro que nao sao boulders, sao vias! Chama Darlington Boulders porque a rocha nao eh alta...
Agora preciso fazer um dois  paragrafos meio geologicos... Hehehe... A traducao de boulder para portugues eh matacao! O que eh um matacao?! Bem, dentro da geologia, existe a sedimentologia, que eh o estudo dos sedimentos e as rochas sedimentares... Dentro da sedimentologia, existe a granulometria, que eh o estudo do tamanho das particulas sedimentares (graos)... E dentro da granulometria existem algumas escalas granulometricas, e a mais conhecida eh a escala de Wentworth (Tabela 1). 

Tabela 1 - Escala granulometrica de Wentworth.
Segundo essa escala, qualquer bloco de rocha maior do que 25.60 centimetros de diametro, eh considerado matacao, ou seja, boulder! E esse eh o caso de Darlington Boulders! Blocos de rocha grandes (na escala de granulometria), porem pequenos (na escalada)! Nada mais alto do que uns 15 metros... Mas mesmo as vias sendo baixas, a diversao eh garantida!!!
Encontramos Sinisa e Sana e  mais um casal de amigos nao-escaladores (servios tb) no caminho, paramos o carro perto de uma vinicola, e comecamos a trilha... Uns 30 minutos andando, com varias subidas e descidas, mas estava agradavel, porque nao estava quente! Alias, estava super nublado, ceu branco e ateh chuviscou algumas vezes! O clima estava perfeito para um dia de escalada! 
Comecamos o dia em uma via facil, de grau 13, 3 estrelas, uma fendinha linda em movel! Deliciosa, dava para proteger a cada 10 cm se eu quisesse, protecoes solidas, aderencia maravilhosa! Otima via para iniciantes, para treinar colocacoes dos moveis! Amei!

Jorge na fendinha!
Do lado da fendinha, tinha outra via em movel, grau 17, e Sinisa entrou nela primeiro... Metade da via eh linda, com colocacoes boas, mas a segunda metade... Ai, ai, ai... Apenas um nutzinho bem raso... Horroroso!!! Se vc cair, cai mesmo, porque o nut nao vai segurar nao... 

Sinisa protegendo o comeco...

Sinisa acreditando na protecao...

Pati guiando a fendinha...

Pati testando a protecao... Bomba!
Sana guiando a fendinha tb...
Sana protegendo...
Sinisa
Depois Sinisa quis entrar numa via de grau 25 (bolted), acho que eh tipo um 8B no Brasil... Mandou ateh a segunda costura! Considerando que a via tem 4 costuras, mandou metade sem cair! Hahaha... O comeco era bem delicado, pes minusculos, aderencia, equilibrio, regletes, e depois tinha um lance bem longo apra pegar um abaulado horroroso... Achei que essa foto ficou legal:

Comeco delicado...


Depois fomos para outro setor, e entramos em mais algumas vias de graus variados, 16, 18, 20... Tudo divertido, misturando aderencia e regletes, e mtas risadas! Muitas risadas! Ah, tb foi mto divertido ouvir eles falando a lingua deles! Simplesmente eh impossivel de entender! Nem uma palavra sequer! E de vez em qdo Sana tentava algumas palavras em portugues... Alguns palavroes ela lembra! Hahaha...

Eu tentando achar algum peh...
Achei o peh, mas o lance eh looooogooooo...
Sana mandando um lance lindo de forca e equilibrio!
Agora eh forca na perna e sobe!
Uma coisa interessante foi o final dessa via, de grau 20... Penei a via inteira, porque todos os lances eram longos... Eu tinha que fazer mais movimentos que todo mundo! O Sinisa eh super alto (comparado a mim, neh!) e mandou a via super tranquilo... (claro que nao estou desmerecendo sua tecnica, forca e mente!) Mas ele penou no final, que era um lance de trazer um peh baixo e cruzar o outro peh em aderencia... E eu, baixinha, mandei esse lance final super sussa! Hahahaha... Fiquei feliz em mais uma vez perceber que ser baixinha as vezes tem suas vantagens!
Ah, vale a pena comentar do almocinho que tivemos na pedra: panqueca de carne! Home-made pancakes! Eu fiz o recheio, Jorge fez a massa, e essa foi nosso jantar de sexta-feira e almoco de domingo! Panqueca eh uma otima pedida para levar para a escalada, porque ela eh deliciosa mesmo fria!

Vai uma panqueca aih?!
Quem quer a receita?!
ET, telefone, minha casa!
Eh nois na fita no blog!
Os amigos deles tentaram escalar, mas aderencia sem sapatilha nao rola, neh... Entao no final da escalada Sinisa, Sana e os amigos foram ainda fazer uma caminhada! Eu e Jorge voltamos para casa felizes e cansados! O domingo teve bao! Que venha mais uma semana!

Um comentário:

  1. I want recipe for pancakes! Nice blog - will have something nice to read and practice Portuguese :)

    ResponderExcluir