domingo, 9 de março de 2014

Black Wall: o point de escalada do verao!

A pergunta eh: como nao sabiamos desse lugar no verao passado?????


Vamos comecar do comeco entao...
Black Wall Reach eh uma falesia longa na beira do Swan River, e fica em Point Walter Reserve, no caminho para Fremantle. A gente jah tinha ouvido falar desse lugar, mas nao sabiamos onde exatamente era o acesso a falesia, pq a reserva eh enorme!


Mas como esse eh um lugar mto bonito, com praia, bbq, ciclovia, pista de caminhada, etc, um dia fomos lah para conhecer e tirar umas fotos... E encontramos um cara que conheciamos da academia de escalada, entao ele nos mostrou o acesso, que tem que passar pelo meio de uma cerca, e desescalar um trecho, ateh chegar na "base" da falesia.
Bom, a escalada eh sem corda, tipo boulder, mas se vc cair, cai na agua, tipo psicoblock (soh no Brasil chamam assim, o verdadeiro nome eh deep water soloing), mas a falesia nao eh alta, entao a escalada eh uma travessia, uma longa travessia!

Jorge escalando...
Nos fizemos DWS uma vez em Furnas, no famigerado carnaval rebolation de 2010! Naquela epoca eu fiquei mega adrenada de escalar mto alto e cair na agua... Hehehehe... Franguinha, neh! Mas como na Black Wall a escalada nao eh alta, eu AMEI escalar lah e cair na agua de boa! Hahahaha...
Comecamos a ir lah em dezembro, e esse se tornou o point de escalada do verao!!! Simplesmente animal escalar no calor de 40ºC e cair na agua para refrescar!!! Apesar de ser rio, a agua eh super salgada!!! A primeira vez que caih na agua e senti o gosto, estranhei demais... Como qdo vc pede Coca e vem Pepsi...
Pelo menos uma vez por semana eu pego o Jorge no trabalho as 17hs, a gente vai direto pra lah, e escala ateh cansar... No verao o sol se poe lah pelas 20hs, entao dah tempo de se divertir mto! Bem melhor do que ir pra academia escalar na resina!

Jorge na fissura...
A rocha eh calcario, mas como estah na beira do rio, tem mtas concrecoes, o que faz a rocha ser aspera e bem aderente! Eh tao aspera que nas primeiras vezes que fui, saih toda ralada, mas com o tempo eu fui tomando mais cuidado...
Bom, depois de desescalar e chegar na "base" da falesia, a primeira parte da escalada eh facil, ateh chegar numa caverninha, onde a gente deixa a mochila (com documentos, telefone, agua, toalha, chave do carro... Aqui eh Australia, nao eh Brasil!). E depois dessa caverninha comeca a primeira longa travessia, de uns 50 metros, dizem que eh um V0. A maior parte eh vertical, com boas agarras, e o final eh meio tenso, pq tem um lance longo e fica negativo, mas com bons pes... Caih varias vezes nesse crux! Divertidissimo! 

Jorge chegando na caverninha!
Jorge na travessia V0.
Eu olhando desconfiada pro crux...
Eu entrando no crux...
Eu mandando o lance longo...
Eu ainda mandando o lance longo...
Eu mandando o negativo...
Eu terminando o lance! Ufa!
A segunda parte da travessia dizem que eh um V1, nessa parte as agarras melhores sao mais altas... Bem legal tambem! Mas qdo a mareh estah baixa, dah para escalar a parte mais baixa, e assim a queda eh menor... Hehehehe... Essa parte tb deve ter +/- 50 metros. Temos poucas fotos de lah, pq nossa camera fotografica nao eh a prova d'agua, soh a do Shane, isso qdo ele lembra de levar a camera...

Raph escalando a segunda parte.
A terceira parte eh mais negativa, e as fotos ficam bem mais legais!!! Dizem que eh um V2...

Jorge boulderista! Quem diria...
Shane mandando ver nos negativos!
A melhor foto de todas!!!
Mas escalar aqui tem dois pontos preocupantes: 1) tem que prestar atencao onde cair, pq as vezes tem rocha em baixo da agua; e 2) as agua vivas!!! Mas nunca nos machucamos... Soh uns arranhoes... Hehehe...

Nossa inimiga agua-viva!
E pra finalizar eu fiz um videozinho do Jorge fazendo o teto da caverninha da entrada da travessia, ficou show! Eu ainda nao tive coragem de dar esse jump inicial, quem sabe um dia...???


Nenhum comentário:

Postar um comentário