quarta-feira, 20 de abril de 2011

Escalafrango (vulgo Escalavrado)

Aproveitando o feriado em Contagem do dia 15 de abril (aniversário da cidade), e com a escassez de feriados neste ano de 2011, não podia deixar passar uma sexta-feira de folga. Já há algum tempo que estávamos namorando os cumes da Serra dos Órgãos, então conversei com a Flavinha e animamos de fazer um bate e volta pra subir alguma montanha.

Como nunca havíamos escalado lá antes (somente uma travessia Petro-Tere há 3 anos), escolhemos o Escalavrado pra ver como são as trilhas e a rocha.

Saí aqui de BH na quinta-feira a noite, em direção a Lavras. E na sexta quase na hora do almoço saímos de Lavras em direção a Teresópolis. A viagem foi bem tranquila, e o pesado foi o trânsito em Teresópolis às 17:30, quando cehgamos!!! Paciência. Fomos direto para o Recanto do Lord (altamente recomendável:
http://www.teresopolishostel.com.br/indexBr.htm), e a noite saimos na cidade para comer algo.

Sábado, acordamos cedo, arrumamos as mochilas, tomamos um gostoso café da manhã no albergue e tocamos para a BR-116. Fizemos uma parada na sede do parque para entregar o termo de responsabilidade, e seguindo mais adiante na estrada vimos pela primeira vez as montanhas!!! Eita!!! Monstruosos maciços, imponentes e nos convidando para escalá-los...

Deixamos o carro no posto garrafão às 8:40, e subimos a BR até a entrada da trilha sob um céu de brigadeiro. No meio disso tudo tinha um problema sério: meu dedo indicador. Durante a semana meu dedo começou a inchar e doer, e eu achando que era alguma lesão da escalada, comecei no anti-inflamatório e nada de melhorar. Na quinta a noite, não aguentei e fui no hospital. O médico diagnosticou uma infecção subcutânea e receitou anti-bióticos. Lá fui eu com o dedo doendo pra burro, todo inchado, mal conseguindo mexê-lo... a Flavinha ainda enfaixou caprichosamente o meu dedo pra absorver o impacto dos encostadas e diminuir a dor... mas como já tinha chegado ali, não perderia a oportunidade de subir a minha primeira montanha na Serra dos Órgãos por causa de um mísero dedo... então, bora pra cima!!!

A subida foi fantástica, alternando partes de trilha com escalaminhadas, tudo sempre muuuuito íngreme. O Guia de trilhas e montanhas da Serra dos Órgãos (também altamente recomendável) não nos deixou ter dúvidas quanto a orientação. Em um dos trechos mais técnicos colocamos as sapatilhas no pé, mas a corda subiu comigo dentro da mochila. A rocha muito aderente se encarregou de nos passar a confiança necessária. O visual sempre incrível mantinha a motivação em alta apesar do sol castigar as nossas cabeças.

Na parte mais exposta da via, eu subi tranquilo na frente, e vindo logo atrás a Flavinha deu uma vacilada e soltou um "Nossa!! É exposto, hien!!", mas seguiu sem maiores problemas. Seguimos então escalaminhando até que às 12:30, chegamos no cume. Que visual incrível do Dedo de Deus, Verruga do Frade, Dedo de Nuoossa Senhora, e tantas outras montanhas!!! A dança das nuvens no Dedo de Deus davam um charme todo especial ao momento.

Ficamos ali alguns minutos, quando notamos que nossa água tinha acabado (gmmmm). Alguns muitos rapéis nos aguardavam e o sol não dava descanso. Começamos a descida às 13:00, e rapelamos em todos os grampos que encontramos. Ao total foram 9 rapéis mais as partes de caminhada e, às 16:00, chegamos de volta na estrada já esturricados de tanta sede. Mais 20 minutos e chegamos no posto do garrafão quase babando, e tomamos quase 2 litros d'água... hehe... é impressionante como o corpo se comporta quando se está desidratado.. ao longo da descida tive umas duas tonteiras bem fortes, e o corpo todo doía... nunca tinha passado por isso... mais uma lição aprendida na montanha...

Passado o perrengue, tomamos um banho, comemos um belo McDonalds, e tivemos uma belíssima noite de sono. Dia seguinte, arrumamos tudo e pegamos o carro para a volta. Eu com as pernas bem doloridas e a Flavinha quase não conseguindo respirar de tanta dor muscular pelo corpo todo... hehe...

Fm de semana fantástico, escalada linda, visual incrível, o nosso primeiro cume na Serra dos Órgãos foi memorável... Mesmo com o dedo inchado enfaixado, sol rachando, esturricando de sede e pernas doces... Mas uma coisa é certa: a vontade de escalar o Dedo de Deus só fez aumentar!!! Em breve estaremos de volta...

1. Parabéns ao casal...
    É lindo demais não? Vale muito a pena!
    Que bom que eu e a patroa não fomos os únicos a ficar "só o pó da carcaça" depois dessa subida!!