quinta-feira, 17 de março de 2011

Escalada aguada na Pedra Branca

Nesse sábado, com a promessa da melhora do tempo depois de um carnaval bem chuvoso, eu e a Flavinha animamos de abrir a temporada de escaladas de parede em 2011. Para recuperar a confiança e o psicológico de parede, nada melhor que a boa e velha Face Norte na Pedra Branca, em Caeté.



A Pedra Branca é um granitão situado na cidade de Caeté, a uns 40km de Belo Horizonte. Ela tem aproximadamente 130 metros de altura, e é a opção de escaladas de parede mais próxima de BH. Possui vias de até 4 enfiadas, de 4o a 7o grau, além de vias esportivas de até 9o grau que vão desde a aderência à escalada de agarras. Por isso, na minha opinião é o principal campo-escola para vias de parede perto de BH, tanto pela graduação, grampeação das vias e tipo de escalada, quanto pela sua proximidade da cidade e facil acesso (deixa-se o carro praticamente na base das vias). Para maiores informações recomendo o completíssimo site http://escaladacaete.eu5.org/, mantido pelo pessoal local.

Levantamos cedo no sábado, com um tempo nublado mas tendendo a bom. Tomamos um café da manhã reforçado (e caro numa padaria no caminho), e pegamos a estrada para Caeté. Como estávamos bem animados no começo do dia, combinamos então de fazer duas vias uma em seguida da outra: a Face Norte (alternando as guiadas para ganhar tempo), descer pela trilha e em seguida já emendar na Tendência Suicida, que é uma via um pouco mais exigente e por isso eu guiaria ela toda.



Chegando na base da Face Norte, o tempo estava bem convidativo, sem indícios de chuva. Preparamos todo o equipamento, e entrei guiando. Cheguei na primeira parada, montei a base, e falei pra Flavinha subir. Enquanto dava segurança pra ela, comecei a sentir uns respingos do que parecia ser um chuvisco bem fino. Nesse momento, olhei para trás para a Serra da Piedade, e uma chuva bem feia vinha em nossa direção.



Esperei a Flavinha chegar na parada, e decidimos então abortar a escalada ali para não sermos pegos pela chuva na parede. Como a primeira cordada da Face Norte tem mais de 30 metros, desci a flavinha de baldinho até a base, e depois rapelei de duas vezes até chegar no chão.

Mais uma vez a chuva atrapalhou esse ano, mas é isso que dá tentar antecipar a temporada de escaladas né... hehe... mas valeu a experiência, e agora vamos ficar de olho na previsão para abrir de vez a temporada de escaladas de parede, que promete bastante esse ano!

Frangos presentes:
- Rafa
- Flavinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário