domingo, 20 de março de 2011

Acompanhando o 4 North Face Bouldering em Santiago

Depois de quase um mês trabalhando em Santiago, com poucas oportunidades para escalar (exceto umas 3 idas à academias, enquanto minha mulher-parceira estava por aqui), fiquei sabendo que iria acontecer o “4 Master Bouldering The North Face”.
Legal, ao menos poderia assistir a uma etapa de campeonato internacional, com várias “feras” do Boulder presentes... pelo Brasil estariam o Jean Ouriques, o Andre Berezosky e o Cesar Grosso.
As classificatórias ocorreram na sexta-feira (11/março)... ou seja, proibido para o “proletariado”, que tem que trabalhar.
No sábado ocorreram as semi-finais pela manhã... e, no final da tarde, as finais, que fui assistir.
O muro foi montado no Centro Cívico de Vitacura, um Parque relativamente novo mas muito bonito... e a organização foi muito boa, tudo bem ao estilo NothFace.
O evento começou com uma apresentação de episódio do "First Ascent" onde o escalador Alex Honnold "sola" vias no deserto do Utah e no, acreditem, Half Dome (a foto da capa do episódio, com ele em pé, descansando num platozinho, ja é assustadora)... vale a pena ver esse episódio... haja frio na espinha.
Depois do filme, vamos pra competição...


Uma vista do Parque onde ocorreu o campeonato,
com a bonita área de Las Condes ao fundo.


As vias sendo montadas para as finais femininas.

Primeiro ocorreu a final Feminina... A americana Lisa Rands confirmou o favoritismo e ficou com a primeira posição, seguida de perto pela chilena Soho Langbehn.
Aliás, eu já havia lido sobre essa Soho. Parece uma menina prodígio do Chile.... tem mandado vias muito difíceis e mostrou muita força nos boulders.
A brasileira Anna Shaw também mostrou garra, foi para as finais e ficou com a 5 colocação.
O detalhe que me chamou a atenção foi a empolgação do público... a cada boulder vencido, não importando qual atleta, a galera explodia em gritos e vibração... foi muito legal.

(Esquerda) Apresentação da final feminina. (Direita) Lisa Rands mandando o boulder que paraceu o mais difícil da final feminina.

A final Masculina foi muito empolgante... começou já a noite, com o friozinho típico de Santiago começando a pegar.
Na final, dentre os 6 classificados, estavam o “Bele” e o Cesar Grosso.
Foram 4 boulders: o primeiro, parecia tranqüilo (para eles, não para mim... hehe) mas com um final que confundiu todos os competidores... quando se chegava quase ao topo, uma enorme fita preta “proibia” chegar ao top... tinha-se que fazer uma travessia para a direita, usando somente o módulo.... todos encadenaram, mas não na primeira tentativa.
O segundo foi, para mim, o mais difícil... a parede mais negativa, com enormes agarras abauladas, movimentos extremamente alongados e um final abaulado, sem agarras... foi um espanco.
O terceiro tinha um diedro estranho, de posicionamento.... mas a maioria o venceu.
Já o último boulder terminava em uma meia-bola de teto... não sei se havia como chegar ao topo desse boulder, mas a realidade é que ninguém conseguiu... extremamente difícil... O Cesar Grosso e o chileno Jesus Gonzales foram os que chegaram mais longe.
No final, o chileno Jesus Gonzales ficou com a primeira colocação, seguido de perto pelo Cesar Grosso. Outro chileno, Tomas Ravanal (que, para mim, foi quem escalou mais bonito na final) ficou em terceiro. O “Bele” ficou com a quarta posição.


(Esquerda) Cesar Grosso percebendo a surpresa do boulder 1. (Direita) Bele, todo esticado, no boulder 2.


Tomas Ravanal no Boulder 3.


Bele, no Boulder 4.

Assim como os campeonatos que costumamos ver aí em Belo Horizonte, o evento é bastante longo. As finais começaram as 18h e foram até depois das 23h. Mas valeu a pena.

Enfim, o evento foi muito legal, com organização profissionalíssima.... muita gente bonita... escalada de alto nível...

Para saber mais:
- 4 Mater Bouldering: http://www.thenorthface.cl/noticias/2-eventos/132-iv-the-north-face-master-of-bouldering#
- First Ascet: http://www.firstascentseries.com/episodes.html
- No Facebook: http://www.facebook.com/#!/tnfchile

Nenhum comentário:

Postar um comentário