sexta-feira, 1 de julho de 2016

Frangas novatas no Itatiaia

Final de 1o semestre é sempre uma época complicada. A Flávia cheia de provas finais e eu cansado de um ano inteiro de trabalho sem férias. Além disso é o auge da temporada de montanhismo e esse ano o frio tem se mostrado mais feroz que os anos anteiores. Resultado: final de semana no Itatiaia! Nada melhor que uns dias caminhando, escalando e congelando nas montanhas da Serra da Mantiqueira.




Esse ano temos algumas novidades. Duas frangas novatas que começaram a se interessar pela escalada e têm nos acompanhado em alguns programas de frango. A Gika (Giovana) é colega de faculdade da Flávia e a Lê (Helena) mora com a Gika, é amiga dela de longa data e está fazendo Biologia aqui em Alfenas. Além disso, contamos com a presença ilustre da franga sumida Ana Luiza que depois de alguns muitos anos afastada dos programas de índio nos deu o (des)prazer da sua companhia.

Infelizmente só teríamos sábado e domingo pra ficar lá por causa do meu trabalho, mas já dá pra divertir bastante. Agendei o camping com antecedência, e no sábado cedinho saímos nós 5 mais bagagens enlatados no Uno da Gika.


Como chegamos lá já próximo a hora do almoço, pensamos em fazer uma caminhada mais rápida no Sábado, também para aclimatar o pessoal que nunca tinha ido lá. Fizemos a deliciosa caminhada ao cume do Couto e em pouco mais de 1 hora e meia já estávamos no cume.






quem é quem?



cumeee!



Parada para lanchinho, muitas fotos, muita contemplação das vistas do Vale do Paraíba e da Serra Fina, e retornamos à portaria. De lá, pegamos as mochilas e descemos caminhando pela estradinha até o camping do abrigo Rebouças. Como não pode faltar, comemos um macarrão, bebemos um vinho e antes das 9 estávamos congelando dentro das barracas.


Como já é costume nessa época do ano, a temperatura de madrugada caiu muito. Segundo informações do parque chegou a quase -7 ºC! Acordamos com aquele visual de tudo congelado. Como é bom inverno no Itatiaia!

Para o domingo tínhamos reservado a subida do Pico do Prateleiras. Acordamos nem tão cedo assim, mas conseguimos arrumar tudo rapidinho e sair do camping antes da orda de grupos gigantes guiados. A subida do Prateleiras é cheia de trepa-pedras e com alguns trechos bem expostos que necessitam de corda fixa e queríamos ser os primeiros a subir para evitar a orda de grupos gigantes guiados. 9:00 da manhã estávamos prontos e saímos em direção à trilha.





Como previsto, ninguém na montanha! Fizemos a subida inteira do Prateleiras com muita calma e tranquilidade, aproveitando todos os visuais. As frangas novatas se deram muito bem e no final das contas não precisamos fixar cordas em nenhum trecho. Somente com algumas ajudas. Eu acabei não precisando fazer nada! Só fui na frente aproveitando a subida e batendo fotos. 








Por volta das 11:15 chegamos no cume!!! Primeira vez que a Flávia faz o cume do Prateleiras! As Frangas Novatas estão de parabéns. Passaram com louvor no ritual de iniciação dos frangos.,,
Ficamos ali ainda uns 30 minutos praticamente sozinhos no cume fazendo um lanche apreciando o visual.

cumeee!



momento diva






No caminho de volta como já era de se esperar, cruzamos com vários grupos guiados gigantes subindo e acabamos atrasando um pouco. Mas nada que atrapalhasse. Chegamos no camping, arrumamos as coisas e subimos novamente para a portaria do parque. No caminho de volta a parada tradicional para comer pastel na Garganta do Registro e depois estrada até Alfenas.


Se foi mais um excelente fim de semana no Itatiaia. Nunca me canso do astral e energia desse lugar que tanto aproveitamos sempre que vamos lá. E sejam bem-vindas as novas frangas!!! Lê e Gika estão sempre convidadas a participarem dos nossos programas de frango. E Ana Luiza, faz favor de largar de ser franga e vem escalar mais com a gente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário