segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Torres gigantes de calcário em Arcos

Chegado o final de semana, depois de uma semaninha braba pra Flavinha por causa das milhares de provas e trabalhos, decidimos que estávamos precisando de um fim de semana no mato escalando. Pensei ao longo da semana e, vendo algumas fotos na internet, bateu uma vontade grande de ir conhecer os novos setores de Arcos. As fotos prometiam lindas torres gigantes de calcário, lotadas de agarras.

Antes de mais detalhes, comecemos pelo começo. Chegamos em Arcos no sábado por volta das 11:30, e passamos na casa dos donos da fazenda Rastro de São Pedro para pegarmos as chaves da casinha que está sendo usada de abrigo pelos escaladores. No caminho ainda passamos na casa de outro escalador pra comprar um guia de Escalada de Arcos (por míseros R$5,00 - http://amigosdorastro.blogspot.com.br/2014/01/guia-de-escalda-esportiva-no-rastro-de.html).

Chegamos na fazenda, deixamos as coisas na casinha e partimos direto para o setor 2o andar, lar das famigeradas torres gigantes de calcário com vias lindas, altas e fáceis. Erramos um pouco na subida, e depois de algumas correções de curso propostas pela Flavinha chegamos no setor. O visual é magnífico!!! As paredes são muito altas, tudo acima de 20m, com agarras lindas pra todo lado!!!




2o andar


Tentei me localizar com o guia de escalada, e achamos uma linha que supostamente seria um 5o grau. Já começamos a arrumar os equipamentos, e de repente... cadê a sapatilha da Flávia??? o animal que vos fala pegou a sapatilha errada... eu e ela temos o mesmo modelo da Evolv, e eu peguei a minha ao invés de pegar a dela!!! (oh buuurrooo!!!) Ela ainda tentou me animar de entrar na via que ela daria segurança, mas na hora eu já perdi completamente a vontade de escalar. Seria muita sacanagem, no final de semana do aniversário dela, eu escalar e ela não. Resolvi então dar um jeito de achar uma sapatilha pra ela não perder o final de semana.

Juntamos tudo de novo e descemos de volta para a fazenda. Tive a idéia de ligar pro dono da fazenda e ver se ele tinha alguma sapatilha com a numeração próxima. Entramos no carro e fomos voltando na estrada de terra até encontrar sinal de celular. Liguei pro cabrinha e, para supresa geral da nação, ele falou que poderia emprestar a sapatilha dele (?? mas o cara só calça 37??). Sim Jorge, encontramos um cara que calça menos que você (como se isso fosse possível). Voltamos na cidade, pegamos a sapata e tocamos de novo pra fazenda pra ainda tentar escalar alguma coisa e não perder o dia.

Chegamos então por volta das 16:00, e fomos escalar no setor da chegada, com vias mais baixas e mais fáceis. Escalamos ali duas vias de 5o e duas de 6sup, bem agradáveis. E num é que a sapata ainda ficou apertada (Jorge, ainda estamos perplexos que existe algum pé de um homem adulto menor que o seu).

vista do setor da chegada



infinitos afloramentos de calcário virgens


cozinha do abrigo




vista da cozinha no domingo de manhã cedo


Domingo acordamos bem cedo e decidimos voltar para finalmente escalar no 2o andar. Fomos na mesma via (que seria um 5o), encordamos e tocamos pra cima. Agarrões e mais agarrões que não acabavam mais, alguns lances de negativo e domínio, e pedra sem fim. Quase 30 metros de via, numa sequência impressionante de agarrões. Depois nos avisaram que era um 6sup, mas eu acho que usei a minha costumeira técnica pula-crux pra fazer a via com tranquilidade.

Ainda fizemos uma via de 6o grau que fica do lado de um bonito portal de pedra, e depois fomos fazer a famos "Passeio das Patacas", supostamente a via com maior número de agarras DO MUNDO!!! E é impressionante o que existe ali!!! Uma via de quase 30 metros de altura, com a primeira parte bem vertical, e a segunda parte levemente negativa com agarras gigantes pra todos os lados!!! Escalada 3D total...


uma das muitas torres de calcário do 2o andar


Terminando essa via, já era quase uma da tarde, e precisávamos voltar pra Alfenas porque a Flavinha continua a saga das provas infinitas essa semana ainda.

O final de semana foi belíssimo!!! Com certeza Arcos vai virar o pico de escalada esportiva preferido dos frangos daqui pra frente. Camping arrumado, 3 minutos de caminhada pra chegar na pedra, lindas vias num calcário do mais alto nível, e um potencial gigante a ser explorado. Quer mais o que da vida?

vista panorâmica do abrigo

Um comentário:

  1. Hahahahaha.... acho que voce quis dizer "pes tecnicos" e nao pes pequenos... eh o Darwinismo se mostrando: a evolucao da especie escaladora tem pes mais tecnicos!!!
    O problema eh sim a Flavinha com esses pes 42 Neanderthal dela. :)
    Belo lugar hein.. parece uma Lapinha esticada pro alto.

    ResponderExcluir