domingo, 6 de janeiro de 2013

Rodinha nos pés rumo a Albany!

Por Pati
Como diz meu pai... Tenho rodinha nos pés!!! Concordo!!!
Chegamos de Brisbane na quarta-feira à noite (02/jan), bem tarde, quase quinta-feira...
Lar, doce lar! Principalmente para Jorge, que ficou 5 semanas fora de casa!
Mal chegamos em casa, já desarrumamos as malas, e começamos a re-arrumar as malas... Hehehehe... Combinamos de ir para Albany com Shane e Raph, para aproveitarmos os últimos 4 dias de recesso que ainda tínhamos!
Já tínhamos passado por Albany qdo fomos a West Cape Howe e o Chicken Jeep tinha quebrado... Mas sabíamos que tínhamos que voltar lá! Albany tem vários points de escalada por perto: Peak Head, The Gap, Natural Bridge, Salmon Holes, Blow Holes, Family Rocks... Diversão na certa!
Quinta-feira acordamos meio tarde, afinal tínhamos que descansar um pouco, né! Terminamos de arrumar as tralhas e pé na estrada! Estava um dia mto lindo e quente! Chegamos em Albany no fim da tarde e já encontramos Shane e Raph no supermercado, para comprar comida e água!
Dessa vez ficamos em um "caravan park", enorme, cheio de caravans (trailers) e algumas barracas. Até que é tudo bem organizado, os espaços são bem demarcados, os banheiros são bem limpos, com água quente, a cozinha era gde, mas pequena para a quantidade de gente que estava lá...
Sexta-feira amanheceu chovendo, com mtas nuvens, tempinho nada promissor para escaladas... Fomos passear por Albany e conhecer um pouco mais a cidade... Primeiro fomos no "Whales World", tipo um museu sobre Albany e a caça a baleias... Mto triste toda essa história...
Casal com rodinha no pé...
Depois fomos conhecer os pontos turísticos, que são na verdade points de escalada tb: The Gap e Natural Bridge! Mto lindo! Mto lindo mesmo! Mas acho que as paredes estão sempre molhadas para escalar... Sei não, viu...
Shane no The Gap.

Natural Bridge
 Saindo desse lugar, paramos na estrada para avistar o desafio de amanhã: Peak Head!

Shane tirando foto do Peak Head!
Peak Head! Isso mesmo! E falando rápido, parece até Big Head! O Jorge não gostou do trocadilho... Hahahaha...

Olha o Peak Head aí!!!
Como dá para ver nas fotos, à tarde o tempo melhorou e claro que Jorge e Shane queriam ir escalar! Eu e Raph estávamos "cansadas" (de não fazer nada, né) e resolvemos não ir... Fomos dar uma volta na cidade, olhar lojinhas, comprar doces, etc... Adoro a Raph! Hehehehe... Achamos uma loja lindinha e comprei um sapato vermelho! Adoro sapato vermelho!
Voltando ao assunto da escalada, hehehehe... Os meninos voltaram para o camping, fizemos janta e fomos dormir... Porque o sábado ia ser cansativo... No guia estava escrito que a caminhada era de 30 minutos...
Mas na ida fizemos em 45 minutos! Claro que Shane foi mais rápido, ainda mais pq ele está treinando para as férias no Chile (eles vão fazer o Trekking W em Torres del Paine, no Chile).

A trilha está aí!
Confesso que fiquei beeem cansada, faz tempo que não me cansava tanto em uma aproximação... E chegando na base das vias fui acalmando, mas qdo vi "A" via que a gente ia fazer, achei beeem exposta... No Peak Head tem vias esportivas de grau alto e vias de várias enfiadas em móvel, incluindo as paradas, tudo em móvel... O objetivo do dia era a Albatroz, 105 metros, 3 enfiadas, grau 15 constante (tipo um 5º grau), mas a via começa numa laje nada amiga, e pra baixo só tem abismo e mar... Nuh!

A Albatroz começa atrás dessa aresta!
Juntando cansaço + exposição + parada em móvel, eu amarelei e desisti... Não gosto de desistir das coisas, como na Serra Fina, ou na primeira vez que fomos no Dedo de Deus por exemplo... Mas minha dupla (meu marido, minha cara-metade) respeita meus medos e limites e acaba compreendendo... Claaaro que depois bateu um baita arrependimento, né... Faz parte...
Shane e Raph seguiram escalando a via, enquanto eu e Jorge fizemos a trilha até o cume do Peak Head e tiramos algumas fotinhos...

A vista é sempre essa... Marzão!

Lugar feio, né?!
Estávamos descendo a trilha e encontramos uma dupla que tinha acabado de escalar... Começamos a conversar com eles, eles são escaladores locais, abriram várias das vias na região, mas um deles tinha torcido o pé numa vaca e não podia mais escalar...  Aí Ron (o que não se machucou) chamou o Jorge para escalar com ele! Era uma via de 2 enfiadas, fixa, a primeira parte era bem vertical, com o crux na saída (21), e a segunda parte era fácil e bem positiva.

Jorge escalando e Ron na seg de cima.
Shane e Raph demoraram um pouco para terminar a via, e voltaram morrendo de sede e fome! Depois de comerem e descansarem um pouco, seguimos a trilha de volta (dessa vez em 50 min) para o carro...

Jorge & Pati & Raph & Shane
Voltamos para o camping, jantamos e fomos dormir... Dia seguinte (domingo) tomamos café, arrumamos as tralhas e desarrumamos as barracas... Detalhe para este item: barracas! No Brasil a gente achava que a nossa barraca era enooorme, tem gente até que chamou nossa barraca de sobrado (Irmãos Róóódinha, 2011)... Mas olha só o tamanico do nosso puxadinho:
Nossa barraca (esq) x Barraca deles (dir)
Aos poucos a gente vai conhecendo o jeito australiano de acampar! Eles priorizam o conforto qdo não precisa carregar a barraca! Por isso todo mundo tem barraca grande, colchão inflável, mesa, cadeira, até BBQ portátil eu já vi! Ficamos com mega inveja desse conforto todo... Principalmente as costas do Dr. Jorge, que ficou 3 semanas trabalhando no Chile e Peru sem dor nas costas, e foi só voltar para a Austrália que as hernias voltaram a reclamar... Jorge tem uma teoria mto boa sobre a relação das hernias com o norte magnético da Terra, mas essa história fica pra outro dia...
Domingo o dia estava bem quente, bem quente mesmo, e decidimos passar por Porongurup no caminho de volta para Perth! Porongurup é um parque nacional, onde tem várias caminhadas e escaladas! Mas com o calor que estava fazendo só tivemos coragem para caminhada mesmo! Fomos até o cume do Castle Rock, uns 6 km (ida e volta). Para chegar no cume tem que subir uma escada até uma passarela, de onde tem uma vista maravilhosa dos Stirling Rangers:

Stirling Rangers

Pati no Castle Rock
 Claro que no Castle Rock tem vias de escalada! Doidos por escalada procurando as vias:

Cadê as vias?!
Assim terminamos nosso recesso de fim de ano e começamos janeiro com uma bela viagem! Mas fiquei devendo a escalada no Peak Head!