segunda-feira, 9 de maio de 2016

Transbaú

Agora sim a temporada de escalada começou! Depois de umas duas semanas passando frio em Alfenas, apareceu a oportunidade de tirar o sábado antes do dia das mães pra ir escalar na Pedra do Baú. O objetivo era a via Transbaú, uma via toda em livre (o que é difícil no Baú), com proteção mista, crux de 7a, e 8 enfiadas. Diversão garantida! Combinei com o Samuel (de Cachoeira de Minas) e o Bobby (de Cambuí) de fazermos uma cordada de três. Como eu ia passar o domingo com a minha mãe, o jeito era fazer um bate e volta mesmo.





Acordei às 5, tomei um café, arrumei as coisas e antes das 6 estava na estrada. Fui até Cachoeira de Minas (140km de distância), onde encontrei o Samuel, deixei o carro e de lá fomos até Paraisópolis encontrar o Bobby. Parada estratégica na padaria para um café e um pão de queijo, e por volta das 9:30 estávamos no estacionamento do Restaurante Pedra do Baú, da onde sai a trilha para chegar à base da via.

Esse restaurante é o ponto onde os grupos que vão subir pelas escadas da face norte do Baú se encontram, então já dá pra imaginar a galera que encontramos na trilha. 30 minutos de caminhada e chegamos na base da Transbaú. O Samuel estava muito na pilha pra entrar guiando, então combinamos que ele guiaria as duas primeiras e a quarta, o Bobby a terceira e a sexta, eu ficaria com o crux na quinta e com as duas últimas. Bem democrático.


base da transbau

A via é lindíssima! Um visual magnífico do vale de São Bento à frente, à esquerda as paredes alaranjadas do Baú e o Bauzinho, e à direita a Ana Chata. Segue por uma linha muito bonita de agarras bem sólidas com alguns lances isolados de aderência. Exposta aonde é fácil, bem protegida aonde fica mais difícil... Lembrando que essa via foi conquistada em solitário pela Karina Filgueiras em 2011 (se não me engano). E que belo trabalho ela fez! (mais informações no www.brasilvertical.com.br)

traçado da via - fonte: www.brasilvertical.com.br

Fomos subindo desfrutando de cada enfiada e a linda movimentação da via. Pela sequência então:

- 1a e 2a enfiadas: o Samuel emendou as duas primeiras enfiadas; bonita sequência de agarras pequenas com movimentos delicados. No geral um 5o grau.

eu de segundo na primeira enfiada

- 3a enfiada: uma rampa bem fácil mas bem exposta

- 4a enfiada: um lindo lance de negativo (6sup) bem protegido, seguido por um lindo trecho vertical cheio de agarras grandes e proteção em móvel - na minha opinião a enfiada mais prazerosa da via

samuel guiando o primeiro negativo - 6sup

- 5a enfiada (crux): começa numa bonita sequência de agarras de 5o grau, passa o crux de 7a muito bem protegido (que eu acabei fazendo roubando nas chapas) e entra em um bonito diedrinho protegido em móvel (6sup)

P4

saindo para guiar a enfiada do crux

- 6a enfiada: longa travessia à esquerda, bem fácil mas com poucas proteções

Bobby na P6 olhando para nós na P5

- 7a e 8a enfiadas: a 7a é mais uma travessia à esquerda, mas resolvi emendar com a 8a. Essa última enfiada é uma bonita parede de uns 10 metros de altura com muitas agarras e muito bem protegida, finalizando com um lance de 6sup/7a em regletes pequenos e... CUME!!!

Samuel acabando de chegar na P8

Que desfrute! Pegamos um dia muito agradável, com clima frio, pouco sol. E pra melhorar, ainda dá pra descer pelas escadinhas, sem precisar rapelar!!!

cume do baú

descendo as horríveis escadinhas

Chegando ao cume vemos uma chuva chegando pelo vale criando um visual fantástico dos raios solares entre as nuvens. Que dia de escalada bem aproveitado! Que belo início de temporada. Que venham as próximas paredes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário