segunda-feira, 28 de março de 2016

Cape to Cape

Feriado da Pascoa chegando e estávamos sem nenhuma idéia do que fazer ou onde ir. Considerando que o feriado da Páscoa é um dos preferidos dos australianos, nem daria mais tempo de conseguir algum caravan park em nenhum lugar. Mais ou menos o mesmo que aconteceu na Páscoa de 2015... Hehehe... Aí me veio na cabeça: travessia! Não dependemos de nada! Só de disposição! E ainda por cima é uma viagem barata, não precisa bookar nada, nem acomodação! 
A trilha escolhida é a Cape to Cape! É uma travessia no sudoeste de WA, que liga Cape Naturaliste (em Dunsborough, norte) até Cape Leewing (em Augusta, sul), passando perto de Margaret River. A trilha inteira tem 125km


Obviamente não podíamos fazer todos os 125km, pois só tínhamos 2 dias inteiros e 2 meio-dias... A trilha passa por vários lugares já conhecidos por nós, como Sugarloaf, Moses Rock, Willyabrup e Bobs Hollow. Então escolhemos fazer a parte sul da trilha, ainda desconhecida. Escolhemos um trecho de 50km, quase acabando em Augusta.



Eu estava super mega animada para a caminhada! Parei para pensar e percebi que a nossa última caminhada desse tipo foi em... 1900 e bolinha... Foi em 2011! 5 anos atrás! 5 anos! Como o tempo passa, e passa rápido demais! E aí percbi que ainda temos as mesmas mochilas cargueiras, e a mesma velha e pesada barraca de 5kgs!
Nossas duas preocupações com essa caminhada eram: 1) cobras - vale lembrar que a maioria das cobras da Australia são venenosas! 2) água - não tem mtos pontos de água na trilha. Shane teve a brilhante idéia de deixar um galão de 20 litros de água moquiado na mata em Hameling Bay, uma praia que tem acesso por carro, que seria uma das nossas paradas no segundo dia.

Dia 1: Contos - Boranup Hill (12km)

Saímos de Perth as 7:00, chegamos em Contos 10:30, deixamos o carro estacionado em Contos mesmo. Contos é um campgraund do DPAW (Departamento de Parques e Wildlife), bem barato, soh com banheiro (sem chuveiro). Estacionamos o carro ao lado do ranger office, e logo pegamos a trilha!
Esse primeiro dia de caminhada foi toda dentro de uma floresta, chamada Boranup Forrest, mtas árvores altas, vista linda demais! Vimos 1 canguru e 3 white-tailed back cokatoos, lindos demais!
Depois de 12km, chegamos em Boranup Hill, um morrinho com um lookout de madeira, de onde tivemos uma vista lindissima do por do sol! Resolvemos armar acampamento lá mesmo, delicioso! 

Inicio da caminhada em Contos
Floresta
Lookout
Por do sol

Dia 2: Boranup Hill - Cosy Corner (20km)
Depois de mais alguns km, começamos a descida da floresta para a praia! E lá se foram mais muitos infinitos km de caminhada na areia fofa... Haja batata da perna! Vimos muitos pescadores nas praias, porque é época de salmão! 
Passamos em Hameling Bay para encher as garrafas de água com o galão do Shane, foi realmente uma idéia maravilhosa! Depois de Hameling Bay a trilha continua na praia, e depois entra um pouco para o interior, com muitas subidas e descidas, e no fim chegamos a Cosy Corner, uma prainha pequena super linda, com alguns pescadores tb. 
Nessa hora olhamos o mapa e resolvemos acampar ali mesmo, pq já estava ficando tarde, ameaçando chuva, e já tinha sido um dia bem cansativo, quase 20km só de areia fofa! Foi só começarmos a arrumar a barraca, que começou a chuva! Armamos a barraca na chuva mesmo! E ela veio para ficar, nos forçando a não fazer jantar quente, pq não é recomendável usar o fogareiro dentro da barraca... Ficamos no pão com salame, que já tinha sido o nosso combustível durante o dia tb... Hehehehe...

Da floresta para a praia
Arraia em Hameling Bay
Meninas conversando
Meninos não conversando

Dia 3: Cosy Corner - Deepdene Beach (10km)
Choveu bastante durante a noite, e amanheceu um dia bem branco, nublado. Tomamos café da manhã na plataforma de rochas ao lado da praia, bem bonita por sinal (comentário de geóloga). Depois de uma meia hora o céu começou a fica azulzinho! Ebaaa! 
Caminhamos nessa plataforma e depois mais praiaaa... Mais areia fofaaa... A próxima praia chama-se Deepdene, e no livro/guia da caminhada estava escrito que tem um camping do DPAW nessa praia, com banheiro (sem chuveiro) e um tanque que capta água da chuva, que podemos usar para cozinhar, ou para beber se usar clarin. 
Qdo chegamos no camping, todo mundo ficou feliz! Seria o lugar ideal para acampar, secar as barracas, com banheiro, com água, tinha até uma mesa de madeira com bancos! Seria maravilhoso ficar uma noite ali, mas seria imprudente, pq ainda teríamos mais de 10km para andar no último dia.
Enchemos as garrafas com água, colocamos clarin e seguimos a caminhada até o fim dessa praia, onde paramos para acampar, e aproveitar o resto da tarde para secar as barracas e as roupas! Foi ótimo, ainda nadamos (exceto eu, pq a água estava muuuitooo gelada), almoçamos o jantar de ontem, jogamos cartas, meninos jogaram bola, tiramos fotos, curtimos o por do sol... Ainda cozinhamos o jantar, fomos devorados pelos pernilongos, e depois aproveitamos para namorar olhando para o céu estremamente brilhante e iluminado, cheio de estrelas, lindo demais!

Café da manhã
Cosy Corner Beach
Raph e suas fortes pernas
Raph cozinhando o almoço que era o jantar de ontem
Meninos jogando bola (bolinha)
Jorge tirando foto de fotografo
Pati curtindo o visual
Por do sol


Dia 4: Deepdene - Augusta (8km)
Último dia de caminhada, faltavam apenas 8km! Como paramos o carro na cidade de Augusta, e não em Cape Leewin (onde a trilha acaba de fato), tivemos que pegar uma estrada de areia usada somente por carros 4x4. Era uma piramba de areia fofa! Eu olhava pra estrada, mentalizando os mantras da yoga e respirando com calma... Ommm...
Chegamos logo no carro do Shane, passamos em Hamelin Bay para resgatar o galão de água, fomos até Contos pegar o carro do Jorge e fomos almoçar em Margaret River! Depois de 4 dias andando na areia fofa, e comendo comida de caminhada (nuts, barrinha de cereal, comida desidratada, etc), eu estava doida para comer um bifão com batata frita! Hahaha... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário