segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Reencontro de frangos no Itatiaia

Sexta-feira, 4 da tarde, eis que surge uma mensagem no meu celular:

"Pat - Proposta indecente: vem encontrar com a gente as 9 horas na portaria do parque para fazermos o couto?!"

Minha resposta imediata: "Fechado!"

Depois de um bom tempo sem ter a companhia da Pat e do Jorge nos programas de índio, não poderia recusar o convite para uma caminhada no Itatiaia, mesmo com previsões de chuva. Saímos de Alfenas às 5:20 da manhã e encontramos com eles na barraquinha de pastel na divisa de MG/RJ. Saudade matada (do pastel e dos dois), subimos para o parte alta do parque para fazer a caminhada até o cume do Couto.

Caminhada tranquila, em pouco mais de uma hora chegamos no cume. Apesar de muitas nuvens, o visual é muito bonito, e o papo incessante durante a caminhada valeu o programa.

cume do couto

Infelizmente a agenda lotada de compromissos familiares não permitiu que eles ficassem o final de semana lá com a gente, mas mesmo assim foi uma delícia fazer uma caminhada no Itatiaia depois de mais de 3 anos.

Eu e a Flávia resolvemos então passar o final de semana ali pela região e ir conhecer as escaladas do Bosque das Paredes ocultas (apelidado de BPO). É uma falésia que fica há uns 15km de distância da garganta do registro e bem famosa pelo granito cheio de dobras. No sábado à tarde resolvemos ir até o local para conhecer a estrada e a trilha de acesso, para economizarmos tempo no dia seguinte. Chegamos lá por volta das 14:30, e havia bastante gente escalando. Pegamos algumas dicas e voltamos pela estrada. Ficamos hospedados no abrigo Picus, e fomos dormir bem cedo pelo cansaço acumulado de acordar as 4:30, viajar 240km, e ainda fazer a caminhada do Couto (hehe).

No domingo acordamos bem cedo, e fomos para o BPO escalar. Acabamos aproveitando bem o dia. Eu acabei entrando em 5 vias e a Flávia em 3. Apanhamos bastante das formações das agarras e da leitura que é bem diferente do granito que estamos acostumado.

Destaque para a via Tampa de pão, um 7a bem vertical com boas agarras e alguns trechos mais técnicos de bom posicionamento.

flavinha limpando a primeira via

um escalador em uma das vias de oitavo grau do primeiro setor
E foi isso! Final de semana de reencontro dos frangos muito bem aproveitado! No reveillon tem mais programa de frango!!!