sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Chá de escalada no reveillon em Araxá

Depois de um primeiro semestre de 2013 de muuuita escalada, o segundo semestre foi um pouco devagar por causa de todas as mudanças (cidade, trabalho, casa, etc..). Então quando surgiu o recesso no trabalho de 10 dias no final do ano não tive dúvidas que queria tomar um chá de escalada. Conversei com a Flavinha e decidimos aproveitar o tempo extendido e ir finalmente conhecer a Serra da Bocaina em Araxá. Falei com o Guilherme e ele também animou, e fomos nós 3 para o Refugio Bocaina (www.refugiobocaina.wordpress.com), e inspirados pelo esquema da viagem de escalada na Austrália, a idéia era fazer um super supermercado e passar pelo menos 5 dias internados no meio do mato escalando, comendo, tomando vinho e escalando mais um pouco... hehe...

A Serra da Bocaina fica a 25km de estrada de terra de Araxá e tem um tipo de quartzito que é fantástico para a escalada. Muitas dobras e cristais formam agarras gigantes e muito sólidas e possibilitam vias de todas as graduações. Além disso, a caminha até a pedra é curta e fácil e a quantidade de vias de 5o e 6o grau credenciam o lugar como um dos melhores campo escola que eu já fui. Sem contar o fato de o abrigo ser bem arrumado e facilitar muito a vida de quem quer ficar vários dias no local.

Ficamos 5 dias inteiros lá e escalamos 19 vias em 4 dias cheios. Muitos quintos e sextos, outros sextos que pareciam sétimos e outros sétimos que pareciam oitavos. Todas as vias INCRIVEIS! E todos os dias voltávamos para o abrigo, abríamos uma garrafa de vinho, e a Cida (digo a Flavinha) cozinhava um delicioso jantar pra nós... Oh vida ruim!!!


Cida preparando o super jantar


frente do abrigo




Os dois primeiros dias serviram pra gente se acostumar á rocha e fazer o máximo de vias possível. Fizemos 11 vias nesses dias, a maioria 5 e 6, e ainda fui bem espancado por um 7a (São Jorge) e por um 7b (com cara de 8a, Você decide). A Flavinha com toda a sua graça na parede finalmente voltou a guiar e de cara quase encadeou um 6sup muito legal setor da Shana. Enquanto isso o Guilherme saía encadenando todas as vias de 6sup pra fazer volume.

espanco na São Jorge - 7a



Flavinha mandando a Maria da Penha - 6sup

Guilherme passeando nos 6sups no 3o andar


Guilherme na Você Decide - 7b (ou 8a???)


eu entrando no creux de 8a da Você Decide - 7b


No 3o dia, resolvemos dar um descanso e ir conhecer a cachoeira na Serra da Ventania. Depois de alguns contra-tempos pra encontrar as entradas na estrada de terra, fomos escoltados até a entrada da trilha por um carro com dois sujeitos de lá que nos ajudaram. Chegando lá ficamos bestificados com a imponência e beleza da cachoeira. Linda e gigante! Existem ainda algumas vias de escalada ao lado da cachoeira mas nessa época do ano estava tudo encharcado, então acabamos levando os equipamentos para passear. Mas mesmo assim, já tinha ouvido de algumas pessoas que tinham levado slackline para armar por cima do poço da cachoeira e, chegando lá, batata! Uma árvore de cada lado de um poço muito gostoso de mais ou menos 12 metros de largura. Armamos a slack e ficamos tentando brincar de andar, aproveitando o sol e o poço da cachoeira.




Depois de algumas dezenas de tentativas, quando não restavam mais forças nas pernas e eu já tinha perdido qualquer esperança de conseguir dar mais de 5 passos, finalmente consegui atravessar sem cair!!! Divertido dia de descanso.




Voltando para as escaladas, nos próximos dois duas vale destacar duas vias. A primeira se chama Mulheres ao Poder. No croqui um 6sup com quase 30 metros de altura numa parede bem vertical que surge por cima da copas das árvores no setor garganta. Desde o primeiro dia que chegamos na bocaina batemos o olho naquela parede e ficamos loucos pra achar uma via lá. Fizemos esta via no 3o dia de escalada. O Guilherme entrou sacando e quando chegou na 3a costura começou a chover. Desceu, esperou um pouco e logo que a chuva parou ele entrou de novo e encadenou (quase à vista!).

Guilherme na saída da Mulheres ao Poder

Depois fui eu guiar e já comecei tomando um espanco do comecinho, numa sequência de movimentos estranhos numa fenda aberta e torta. Passado o perrengue inicial a via passa por um trecho muito legal, com lances delicados e sem muitas agarras de descanso. Lindos movimentos! Nessa hora a chuva recomeçou e como eu tava depois do meio da via resolvi ir até o final tomando chuvisco nas costas. O final é bem mais tranquilo com muitas agarras grandes.

onde está wally? eu no final da Mulheres ao Poder

Noite de reveillon, resolvemos fazer uma pizza vegetariana. O abrigo estava entupido de gente e a bagunça foi boa (ou nem tão boa assim, dependendo da quantidade de brenfa por metro quadrado... hehe).





A outra via (e setor) que merece destaque na minha opinião fica no Ensolarado. Lindas paredes laranja levemente negativas com agarras gigantes pra todo lado. Fizemos dois sextos graus muito bonitos lá e depois eu resolvi entrar em um 7b chamado Mundo Mágico dos Abacates. De cara a linha dessa via chamou a minha atenção pelo posicionamento das agarras, inclinação e cor extremamente laranja da parede.

eu na via 4 e 20 - 6sup




Durante todos os outros dias de escalada, eu vinha sendo frequentemente espancado por vias de 6sup e 7a e minha confiança para encarar um 7b não estava muito em alta. Mas por ser a última via do último dia de escalada, resolvi dar um pega. Virei o boné pra virar uma máquina e entrei na via. Agarra pra cá, reflete pra lá, a movimentação da via era linda! Alternando lances longos, com lances curtos, agarras grandes e agarras pequenas, lances de equilíbrio... Movimentação de pés deliciosa... Fui muito bem na via até o crux. Me enrolei um pouco com a leitura e caí na primeira tentativa. Na segunda entrei melhor, passei o lance do crux e cheguei numa agarra grande acima da chapeleta, mas gastei tanto no crux que não consegui costurar e tomei uma mega vaca. Na terceira entrei melhor, costurei do lance de baixo e passei o crux (7b sincero). Dali pra cima só agarrões. Uma via pra fechar com chave de ouro o feriado de escaladas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário