quarta-feira, 29 de maio de 2013

No canyon do gavião

Fim de semana chegou e tinhamos o casamento do Caca pra ir na Serra do Cipó. Combinei com o Guilherme de irmos juntos pra rachar a gasolina e aproveitamos para combinar uma caminhadinha pelo Parque Nacional do Cipó no domingo pra terminar de aproveitar o fim de semana. Dessa vez o objetivo era ir até a Cachoeira do Gavião pela trilha, e de lá subir o canyon acima do Gavião até a cachoeira Congonhas.

Depois de tomar algumas no casamento, acordamos por volta das 7 e meia, passamos na padaria da rotatória pra tomar um café e tomamos o rumo da entrada do parque. Fomos recebidos por um guarda-parque que nos informou que o parque não está cobrando para visitação (uau!!!). Conversei um pouco com ele e me disse que esta é uma decisão do gerente do parque que já dura 2 anos e não existe previsão para voltarem a cobrar. Portanto, bora aproveitar pra caminhar moçada!!!

O tempo estava bem nublado com algumas chuviscadas de neblina. Quase desanimados começamos a caminhar por volta das 8:30, e pouco antes das 10:00 chegamos à cachoeira do Gavião, linda como sempre.

O tempo continuava meio nublado mas agora sem chuviscos. Visualizamos um provável caminho de trepa pedra entre as pedras e tocamos pra cima. A cada tanto que subiamos conseguiamos visualizar mais um pedaço do paredão negativo!!! Que visual incrível!!! Uns 40 metros de rocha laranja e rosa!!!

No meio da subida paramos e ficamos ali alguns minutos apreciando a grandeza do paredão, nos sentindo esmagados pela imponência do canyon...

vista do início da subida pela lado da cachoeira do gavião

parede mais alta e mais negativa do canyon

Acabamos de subir o canyon e depois continuamos por mais uns 40 minutos por entre as pedras no leito do rio, passando por outros paredões menores até chegar na cachoeira Congonhas. Outro lindo visual!!!

Nesse momento o sol resolveu aparecer e nos encorajou a tomar um banho geladíssimo no poço da cachoeira.

subindo pelo rio até a cachoeira congonhas

cachoeira congonhas

Que caminhada linda!!! Como sempre o Cipó me surpreendeu novamente... Quanto mais tento explorar os detalhes e os pequenos lugares, mais paraísos perdidos encontro por entre os morros desse parque que, na minha opinião, é um dos mais bonitos lugares pra se caminhar no Brasil!!!