segunda-feira, 8 de abril de 2013

As vacas do frango no Cipó

por Rafael Gribel

Depois de uma semana bem chuvosa em BH, o sábado apareceu com o sol brilhando e "animou os ânimos" para a escalada de domingo. Combinei com o Guilherme para fazermos um bate e volta no Cipó para tentar algumas vias mais difíceis que há tempos eu namorava. Como a minha corda nova nunca tinha tomado umas vacas, decidi que era hora de colocar a bichinha pra trabalhar direito.

Combinei então de pegar ele às 6 da manhã para chegarmos bem cedo no G3 e, seguindo o conselho do Cristiano (vulgo "meu velho") pegar a Sala da Justiça vazia. Chegamos no cipó às 8 e pouco, e antes de 8 e meia estávamos já estávamos na sala da Justiça e exatamente o único grupo lá era o do Cristiano (coincidência).

Começava ali a peleja do dia. A primeira via que eu queria entrar é a mítica primeira parte da Ética Decomposta (primeira via do dia, "pra esquentar"). Um 7c de 7 costuras, com um final negativo. Assim como a maioria das vias da Sala da Justiça, a Ética já estava montada, então foi só entrar a vista costurando. Fui muito bem no trecho inicial, com alguns desvios no meio do caminho, até a 5a costura, e aí entra a parte mais negativa e mais difícil da via. São duas costuras de movimentos fortes, sendo o último um reglete de esquerda e um tapa quase dinâmico num agarrão do lado do último grampo. Já saindo da 5a costura, fiz um movimento bem longo pra pegar num batente que parecia bom, e VACA!!! peguei na parte errada da agarra e não consegui segurar. Primeira de muitas vacas do dia. Entrei de novo no lance e fiz bem, e aí fui entrar no crux da última costura. Na primeira tentativa, VACA DE NOVO!!! Essa já bem mais alta porque estava com a costura no meu pé. Depois, mais uma entrada e mandei o lance.

O Guilherme entrou logo em seguida e tomou duas vaquinhas básicas também.

Seguindo daí fomos pro Vale da Perseguida, para o segundo e principal objetivo do dia: um 8a chamado "Entre as pernas da perseguida" que sai em lances de reglete ruins, passa por um negativo forte e depois segue um leve negativo quase vertical até o topo. Essa via bem mais longa que a anterior, 11 costuras.

*(por favor não notem a má qualidade das fotos... tirei com o meu celular vagabundo quebrado...)

visual do vale da perseguida

saída negativa da Entre as Pernas da
Perseguida

Guilherme arrumando a corda pra entrar na via

O Guilherme entrou guiando à vista e montando e já tomou umas boas 3 vacas no caminho. Logo em seguida eu entrei e fui bem sólido até a 4a costura, onde teoricamente começa o negativo e a parte mais difícil da via.  Tentei fazer da mesma forma que o Guilherme, juntando a mão num reglete/laca à esquerda, e na hora que eu peguei nele de direita e subi o pé pra puxar o corpo pra próxima agarra CRACK!!! saiu o reglete com laca com tudo na minha mão. E com a costura quase no pé saí voando pra trás bonito!!! Daí fui eu lá de novo tentar fazer o lance com o que sobrou da agarra na parede. Agora com um reglete bem menor, tem fazer o mesmo movimento e quando subi o pé esquerdo e fiz força na agarra, CRACK DE NOVO!!! saiu o que restava do reglete na minha mão, e dessa vez tomei a laca direto na canela. Mais um belo voo no dia!

Fui eu lá então pegar na croquinha que sobrou da agarra e, depois de muita força apertando o reglete consegui descobrir uma outra movimentação e passei o lance. A partir daí a via segue uma sequência mais vertical com alguns lances levemente negativos em regletes um pouco melhores e alguns agarrões nas costuras. Lindíssima via!!! Essa valeu o dia!!!

Voltei pro chão e enquanto comíamos alguma coisa discutindo em qual via entrar em seguida, caiu uma chuvinha que quase nos assustou mas rapidamente parou. Com o sol abrindo novamente, resolvemos fazer a via em frente, a famosa Chorrera Musical. Um 7b que eu já havia entrado no reveillon que segue por uma concressão muito sólida bem negativa.

a chorrera



Como o Guilherme nunca tinha entrado nela deixei as honras pra ele montar à vista. Ele entrou muito bem e na hora de acabar a chorrera o braço pediu pinico e ele vacou. Quase quase mandou à vista, sacando. Entrei em seguida decidido a encadenar, e depois de muito brigar com o negativo, o meu bíceps não aguentou e tomei mais uma bela vaca quase costurando. Resultado: voei bastante pra baixo e levantei o Guilherme pra cima da primeira costura, onde misteriosamente a fita da costura saiu do mosquetão que estava na chapeleta (achamos que o movimento da costura com a corda possa ter girado o mosquetão e na hora da vaca a fita passou pelo gatilho e o abriu). Cabuloso?!!!!

Terminada a via, arrumamos as coisas e pegamos a trilha de volta pro carro. Passando novamente pelo G3, vimos ainda um pessoal fazendo highline em cima da Lamúrias. Bem Legal!!!


Ainda passamos no restaurante do César pra comer aquele PF/refeição e depois tocamos pra BH.

Belo dia de escalada!!! Serra do Cipó é sempre sensaciona!!! Um 7c, um 8a e um 7b, uma via mais legal e mais gostosa que a outra, e tudo no mesmo dia foi totalmente inédito pra mim!!! ainda mais entrando em vias à vista e com aquele tipo de movimentação. Fantástico!!! Cada vez mais, to me sentindo confortável de entrar nos 8os... e vamos em frente que a Sinos me espera... hehe...


Nenhum comentário:

Postar um comentário