quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Queensland - Capítulo III - Girraween National Park

Dia 24/dez (segunda-feira)
Saímos de Gatton com destino ao Girraween National Park! Chegamos depois de umas 3 horas de viagem, armamos as barracas, enchemos os colchões, comemos um lanchinho, e partimos para a realização do meu sonho: Balancing Rock!



Mapa do Girraween National Park!
A Balancing Rock fica no cume da The Pyramide:

The Pyramid

Granite Arch
A caminhadinha é de uns 4km (ida+volta), bem demarcada, bem tranquila... Mas o tempo não estava nosso amigo, com mtas nuvens feias no céu... Fomos seguindo, até chegar na base da Pyramid. Dali pra frente a subida é na pedra, composta por lajes positivas e bem aderentes! Me lembrou mto as canaletas do Itatiaia, mas aqui a rocha pareceu mais aderente!
Porém, 4 minutos depois de começarmos a subir, começou a chover! Aí nós quatro discutimos sobre o que fazer: as meninas queriam descer, os meninos queriam subir! Como a "maioria" venceu, descemos a parte da laje que subimos com cuidado pq já estava molhada, e voltamos a trilha debaixo de chuva! Ficamos encharcados! Ficamos no centro de visitantes esperando a chuva dar uma trégua...
A chuva passou, nossos amiguinhos cangurus começaram a aparecer aos montes, para comer a graminha molhada do camping!

 
Juca e Má tem uma mega barraca! Enooorme! Dá até para ficar em pé na barraca! Como não levamos nossa humilde barraca para Brisbane (seriam mais 4kg de bagagem extra para pagar), eles pegaram uma barraca emprestado de uns amigos, e tb era uma mega barraca! Primeira vez que consegui trocar de roupa em pé acampando!
 
Meninos e as mega barracas!
Juca reservou o camping para nós pela internet, e enviaram para ele o tag pelo correio. É só colocar o tag na barraca, com os dados preenchidos e pronto! O ranger só veio conferir o tag no último dia!


Noite de Natal pede comida boa, certo?! Ok, nossa especialidade: macarrão à bolonhesa! Hum...

Pati cozinhando!

Feliz Natal!!!
 
Dia 25/dez (terça-feria)
O plano era ir conhecer a The Sphinx e a Turtle Rock! E escalar! Achamos na internet um texto com as descrições das vias existentes ali, mas sem croqui! Sem mapa! Mas fomos mesmo assim... Sabíamos que só o passeio ia valer a pena!
 
 
Primeiro chegamos na Esfinge! Linda! Acho incrível a quantidade de blocos de granito arredondados nesse lugar! Um mais lindo que o outro, com acebolamento e fraturas, blocos caídos, divididos ao meio, uma verdadeira aula de geologia! Fiquei mostrando os minerais que formam o granito pra Má! Hehehehe... Demos um tempo ali na Esfinge, tentamos achar as vias e vimos alguns grampos perdidos...
O legal foi que ao chegarmos na Esfinge, Má reparou que tinha sinal 3G no celular dela! Hora de ligar para o Brasil! Eram meio-dia pra gente, então era meia-noite no Brasil! Liguei para minha irmã (porque eu sabia que meus pais iam passar a ceia com eles) para dar Feliz Natal para ela, Edu e meus pais! Má ligou para a mãe dela, e Juca também! 
Mais um bloco arredondado!

The Sphinx
 
Jorge subindo em chaminé!

Pati, Jorge e Juca descansando...

Eu e um bloco "cortado" ao meio!
Seguimos para a Turtle Rock! Mto fofa! Quer dizer, não sei se posso chamar uma rocha de fofa, mas é mto lindo ver um amontoado de rochas se transformando em tartaruga:
 
Turtle Rock!
A Esfinge vista da Tartaruga...

Nóis!

Nós quatro no cume da Tartaruga, com a Esfinge ao fundo!
 
O amor é lindo!
Começou a chuviscar, descemos do cume da Tartaruga, começamos a andar pelos blocos, tentando achar as vias... Depois de uma meia hora, achamos uns parafusos camuflados no granito, e começamos a decifrar as vias com a descrição que tínhamos delas. Porém, todas as vias eram com as chapeletas removíveis, algumas eram mistas, e quase nenhuma tinha ancoragem no top, outras eram bem mal protegidas, a maioria acima de 17... Tudo mto estranho... Resolvemos deixar de lado a vontade de escalar, respeitar o estilo de escalada do lugar, e relaxar... Achamos que ia ser mto trampo para pouca diversão: Achar uma via relativamente fácil, bem protegida, Jorge escalar, tentar arrumar uma ancoragem para arrumar o top, dar seg de cima para mais 3 pessoas...

Pati lendo a descrição das vias...
Voltamos para o camping, fomos tomar banho e fazer a janta... Ah, o banho! Mto interessante! O esquema do banho funciona assim: tem um botão do lado da porta do box! Então vc abre a torneira fria, aperta o botão e aí começa a sair água quente tb! A água quente dura 4 minutos! Depois que acaba os 4 minutos, tem que esperar mais 4 para poder apertar o botão de novo! Achei bem legal! Porque dá sim para tomar banho em 4 minutos de água quente! Mas sem lavar os cabelos, né?! Hehehehe...
 
Dia 26/dez (quarta-feira)
Último dia no parque, então hj tinha que rolar a segunda tentativa de cume na Pyramide! O céu estava limpo, mas a rocha ainda parecia meio úmida... Fomos subindo com cuidado pelas lajes, os meninos sempre dando apoio para as meninas medrosas (porque é exposto sim!), e chegamos no cume! Assim que chegamos no cume, me deparei com uma árvore... De Natal! Isso mesmo! Alguém levou enfeites de Natal e enfeitou uma árvore no cume da Pyramide! Mto lindo! Amei!
 
Christmas Tree!
Chegar no cume da Pyramide e encontrar a Balancing Rock foi sensacional! Um sonho realizado! Como em 2007 eu ia imaginar que estaria aqui em 2012?! Mto gostoso concretizar isso com Jorge, ao lado de Juca e Marina! Demais! Obrigada!
 
Eu e a Balancing Rock!
 
Jorge visualizando possíveis linhas na montanha de rocha ao lado!
Missão cumprida! Voltamos toda a trilha, arrumamos as tralhas no carro, e seguimos estrada! Paramos em uma cidadezinha para fazer um lanche, num parque lindinho:

"É hora do lanche, que hora tão feliz!"
No caminho para a casa deles em Gatton, passamos por uma árvore lotada de morcegos! Mto interessante:

Pé de morcego!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário