terça-feira, 26 de junho de 2012

Frangos Salinos Molhados

Esse ano começou bem com bastante escalada de parede, e decidimos que estava na hora de encararmos desafios maiores. Feriado de junho chegando, e finalmente decidimos ir realizar um dos grandes sonhos: conhecer os 3 Picos em Nova Friburgo.

Saimos de BH na quinta-feira de manhã, com um céu de brigadeiro, e tocamos direto rumo ao abrigo do Sérgio Tartari, chamado de Refúgio das Águas. Como a previsão era de tempo ruim lá pras bandas do Rio de Janeiro, não nos espantamos quando chegamos próximo a Petrópolis e o tempo estava bem fechado com uma chuva fina bem chata. Prosseguimos pela serra, e 6 horas e meia depois de termos saído de BH adentramos o famoso refúgio do Tartari.

Abrigo

Casa do Tartari

Colocamos nossas coisas em duas camas na sala do abrigo (os quartos estavam parcialmente ocupados), e fomos experimentar a bem dita cerveja artesanal. Tomamos uma sensacional Red Ale que abriu o apetite para o mais bem dito ainda rodízio de pizza artesanal.

Pizza de banana com canela e leite condensado, e borda
recheada com nutela

Depois de comer até pizza de banana com canela e leite condensado com borda recheada de nutela (pat, essa foi especialmente pra vc... hummmm), fomos dormir com o pandu cheio e a cabeça descansada, em meio a um clima bem frio e chuvoso.

Dia seguinte acordamos bem cedo, por volta das 6:00, e começamos a arrumar as coisas. O tempo tinha melhorado bastante e começava a abrir e o sol a aparecer e esquentar. Saímos do abrigo às 8:00 sob um céu azul e um clima super agradável.

Durante as 2 primeiras horas de subida até a base do Capacete, o tempo alternava entre nuvens densas e um céu azul e limpo. Até que na última uma hora, no último trecho de subida, nos vimos envoltos a uma densa névoa que teimava em não sair. Continuamos subindo, e quando chegamos à base da via Rodolfo Chermont, tomamos um balde de água fria. A pouca vegetação da parede forma línguas d'água enormes. Resultado: parede molhada e sem chance de escalar.

Vista do Capacete quando chegamos na base do Capacete

Ainda ficamos na base por algum tempo, esperando alguma trégua no tempo, mas nada. Então, decidimos começar a caminha de volta. Foram duas horas descendo, com direito a uma bela chuva que nos pegou na trlha próximo ao Capacete, e por volta das 15:00 estávamos de volta ao abrigo.

Decidimos então arrumar as coisas e tentar a sorte no Rio de Janeiro, e ainda paramos para comer uma sensacional truta ao molho de amêndoas num restaurante próximo ao refúgio.

Apesar de não termos conseguido escalar, valeu muito a experiência de ver os 3 Picos pela primeira vez, ter conhecido pessoas como a lenda viva da escalada que é o Sérgio Tartari e sua simpatissíssima esposa Rosane.

As montanhas são um "reino mágico" realmente (e principalmente nesse ponto do nosso país), e nem sempre elas nos permitem adentrá-lo. No montanhismo, desistir é parte do jogo e nos fortalece para as próximas investidas. Com certeza, voltaremos para uma nova tentativa!

Vista dos 3 Picos desde o abrigo

1. Ahhh!!! Tô com uma mega inveja... Da viagem em si... E da pizza de banana com leite condensado e borda de nutela!!! Snifff... Rs...