domingo, 18 de novembro de 2012

Wilyabrup

by Pati
(correspondente franga na Austrália)

Acho que dessa vez vou começar com um resuminho do fds perfeito: tempo bom, sol, céu azul, vento, praia, escalada, equipos móveis, flores, animais, geologia, sorvete, amigos felizes e se divertindo! Agora vamos começar pelo começo... Hehehehehe...
Finalmente conseguimos sair mais cedo do trabalho para pegar estrada cedo, achando que íamos pegar a Freeway tranquila... Ledo engano... Parece que todo mundo resolveu sair mais cedo do trabalho no mesmo dia! Hehehehe... Mas tudo bem, estávamos ao som do meu mais novo vício: Florence + The Machine:

Encontramos Shane e Raph em um posto perto de Bunbury e seguimos juntos até o camping...
Bom, dessa vez fomos em dois carros porque Raph ia pedalar com um casal de amigos no domingo, então eles tinham que levar a mountain bike dela...
300km de Perth até Margaret River, uma cidadezinha ao sul, famosa por seu uma região vinícola, então é cheia de hotéis, pousadas, restaurantes, lojinhas, turistas para todo lado, e claro, mta comida e bebida boa! Estivemos lá em agosto, para bebemorarmos meu aniversário, e fomos em algumas vinícolas, fomos em uma fábrica de queijos, outra de chocolate, outra de azeites! E tudo isso com degustação grátis! Só nas vinícolas mais "chiques" é que tem que pagar para degustar... Mas como era agosto, era inverno, ou seja, frio e chuva!
No caminho entre Perth e Margaret River tem uma cidadezinha chamada Busselton, com a qual o Jorge adora fazer trocadilhos... Bobinho!
Mapinha de localização!
Perto de Margaret River tem 3 áreas de escalada:
 - Moses Rock: mais a norte, composto por pequenas e poucas falésias para escalada em móvel.
 - Wilyabrup: a sul de Moses Rock, falésia mto bonita com umas 100 vias em móvel ou mistas, de variados graus.
 - Bob's Hollow: mais a sul, perto do camping, com vias fixas e difícies.
Acho que chegamos no camping umas 20hs, achamos um lugar bom para acampar, e perto do banheiro (de novo só tem a privada, traduzindo: fds sem banho!). Esse camping é um pouco diferente do que estamos acostumados porque ele é no meio de um parque, então tem lugares já demarcados e numerados onde é possível acampar, com espaço suficiente para 3 carros e umas 4 barracas, e ainda mesa e bancos de madeira! Tudo limpo e organizado, mas como é no meio do mato, tinha mtos bichinhos... Na primeira noite vimos canguru, morcego, escorpião e sapo!
Dormimos relativamente cedo, dormi super bem com meu isolante novo (fiquei com mega inveja do isolante novo do Jorge e resolvi comprar um pra mim tb! Hehehehehe...), o tempo estava friozinho, mto gostoso para acampar! Raph e Shane compraram uma barraca super leve na MEC, e ficamos babando nela, porque ainda andamos para todo lado com o nosso "sobrado" (Irmãos Ródinha, Serra Fina, 2011) de quase 5 quilos! Sábado de manhã Jorge e Shane acordaram cedo, pagaram a taxa de 7 dólares por pessoa por noite para os rangers, tomamos café da manhã e arrumamos as tralhar para ir escalar...

Barracas na área de camping.
Pegamos estrada, e depois de uns 15 minutos chegamos na área de estacionamento, pegamos as mochilas e em mais 15 minutos de caminhadinha boa, já avistávamos o mar:

O mar!
Depois desse ponto já chegamos no cume da falésia, onde estão os grampos para ancoragem do top rope e do... Rapel... Pois é... Esse lugar é famoso pelo rapel! Nesse dia tinha uma espresa de turismo levando uma galera para fazer rapel... U-hul!!!

Falésia!
(pena que ficou escura a foto)
Shane e Raph já conheciam o lugar e indicaram algumas vias tranquilas e boas para começarmos... Colocações perfeitas, numa rocha linda e sólida, usando técnicas de oposiçao, diedro, entalamento, chaminé, tesoura... Tudo técnico e gostoso, sem lances de mta força bruta! Ufa!

Croqui com localização e acesso à falésia.
Croqui de um dos setores.
Fotinhos das escaladas:

Shane aquecendo e Raph na seg...


Raph e a vista maravilhosa!


Raph escalando uma aresta...
Jorge guiando em móvel...


...e eu limpando a via!
Escalamos lindos e felizes a tarde inteira, e ainda tivemos um tempinho para os meninos entrarem no mar e tomarem um banho de água salgada... Voltamos para o camping e os amigos de Shane e Raph já estavam no camping, montando a barraca na caminhonete! Super prático! Hehehehe... Fizemos uma janta rápida e básica: macarrão desidratado. Realmente precisamos aprimorar nossa comida de camping!
Domingo acordamos cedo, tomamos café e logo desmontamos as barracas e arrumamos as tralhas... Raph e seus amigos foram fazer trilha de mountain bike, e eu + Jorge + Shane voltamos para as falésias... Estava ventando mto mais, morri de frio na base das vias! Ainda bem que meu companheiro anorak está sempre comigo!
Mais fotinhos:

Jorge protegendo...

Jorge guiando e eu na seg...

Pati

Vista feia, né não?!
Combinamos com a Raph de voltar ao meio-dia, e óbvio que acabamos atrasando um pouco... Hehehehe... Fomos almoçar na vinícola Watershed, e descobrimos que o garçon é brasileiro! Depois passamos na vinícola Voyager, porque eu queria muitooo ir ver o jardim de rosas! Eu e Jorge fomos lá em agosto, mas o jardim estava todo seco, então eu queria mto voltar lá... E valeu a pena, pq as flores são lindas! Grandes e coloridas! Apaixonei! E claro que lembrei mto da minha Mãe!

Abelhas namorando na rosa... Romântico!

Eu e as flores!

Nós quatro!
Depois disso tudo ainda passamos numa sorveteria que ainda não conhecíamos (Millers Ice Cream). O sorvete é simplesmente maravilhoso e voltaremos lá com certeza! Agora vai um mapinha com os picos de escalada e os lugares visitados:

Mapinha com os picos de escalada e os lugares visitados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário