Bom, depois de vários fds em busca de casa para alugar, e agora com um veículo em mãos, só faltava o inverno chuvoso dar uma trégua... Pois então, aqui a estação chuvosa é o inverno... Esquisito para nós, que estávamos acostumados com a temporada durante o inverno seco!!! Na costa leste o verão é chuvoso (tem gente que diz que chove todo dia praqueles lados de lá... hahaha).... E aqui na costa oeste o inverno é chuvoso!!!
Finalmente partimos para a Mountain Quarry, um dos lugares de escalada em rocha mais pertos de Perth. Primeira pergunta: quarry?! Sim, uma pedreira!!!
Motivos para não gostar de pedreira:
1) Qdo comecei a escalar fui algumas vezes no Dib em Mairiporã (SP) e nao gostei, sentia sempre um astral ruim. Mta gente já se acidentou no Dib por conta de blocos soltos...
2) Tivemos um acidente na Pedreira de Contagem (MG) em 2009... Qdo saiu um bloco na mão do Rafa Bueno, e ele vacou e cortou a cabeca (nao me perguntem onde estava o capacete dele)... Sorte que o seg estava esperto (e com capacete) e desviou do bloco... E nisso perdemos 6 metros da corda rosa do Jorge, pois o bloco cortou metade da alma da corda!!!
3) E outro fator: eu e Jorge somos geologos... Sabemos que uma pedreira nao é um ambiente mto seguro e estável para escalada... A rocha já foi detonada várias vezes e tem várias fraturas aliviadas que podem soltar blocos a qq hora... (fratura é um caminho de menor tensão da rocha, onde ela preferencialmente se quebra)
Mas fomos lá conhecer a tal Mountain Quarry!!! Fica no Greenmount National Park, a menos de meia hora de carro...
A pedreira é bem grande, com vários setores de escalada... A rocha predominante é "granito-gnaisse", com diques básicos lindos cortando o granito! Tem até uma placa na entrada da pedreira, explicando a geologia...
A regra para escalar lá é primeiro ligar no parque, deixar seu nome e telefone, para eles te darem o código do cadeado do portão do parque!!! Isso mesmo, eles mudam o código do cadeado quase todo dia, por segurança... Ou entao vc estaciona o carro do lado da rodovia e sobe a pé... A subida é bem tranquila, mas dizem que deixar o carro na rodovia é perigoso... Será que é mais perigoso do que no Brasil?!
Detalhe: se vc ligar lá no fim da manhã, o cara pode falar que já tem mta gente na pedreira, e que vc nao pode ir!!! Mas duvido que isso funcione mesmo, pq eles não vistoriam a pedreira, não sabem qtas pessoas realmente estão na pedreira, e tb duvido que todo mundo liga lá e deixa o nome... Quer dizer, brasileiro faria isso, né, um liga e pega o código e liga pros amigos falando o código... (as vezes me pego pensando nisso: “se fosse brasileiro”...)
Ligamos, deixamos nossos nomes e telefones, pegamos o código do cadeado, passamos pelo portao, fechamos o portão, e chegamos na pedreira... Pegamos o guia e fomos para o setor com vias “fixas” e mais fáceis (Black Slab)...
Aí foi nossa surpresa... Via fixa?! Mas cadê as chapeletas?!
Nessa hora estava chegando um casal de escaladores (com dois filhos pequenos, que tb escalaram), e perguntamos para eles como esse trem funciona... É simples: vc tem que passar a chapeleta (bolt plate) no parafuso, depois colocar a costura na chapeleta, e depois passar a corda na costura!!! Simples?! Eh uma etapa a mais!!! Torna tudo mais delicado, pra não dizer difícil!!!
Dizem que inventaram isso aqui na Australia por causa da poluição visual que as chapeletas causam... Poluição visual numa pedreira abandonada?!?!?!
Aí o cara emprestou alguns plates para a gente e lá foi o Jorge guiar no estilo australiano!!! Hahahaha...
O Jorge escalou bem e tranquilo, já que ele adora aderência!!! Eu fui toda atrapalhada, óbvio que meu cerebro me deixou mega tensa... Só deu tempo de entrarmos em 2 vias, pq o cara pediu os plates de volta para ir embora... Ficamos mais um tempo ali olhando o pessoal escalando (a maioria sem capacete) e fomos embora...
O Jorge escalou bem e tranquilo, já que ele adora aderência!!! Eu fui toda atrapalhada, óbvio que meu cerebro me deixou mega tensa... Só deu tempo de entrarmos em 2 vias, pq o cara pediu os plates de volta para ir embora... Ficamos mais um tempo ali olhando o pessoal escalando (a maioria sem capacete) e fomos embora...
Agora uma fotinho do casal no nosso novo veículo, que ainda nao sei se é um carro ou um barco!!! Foi-se a TRFrango, que nos aguentou por mto tempo e nos levou em mtos programas de índio (ops, de frango) e agora temos nosso Chiken-Jeep!!!
“Compraste un jeep?!”
Saudade dos frangos, viu?!
Afinal de contas, “o guia nao vem com as vibe” (Autor Desconhecido, 2009).
by Pati
muito boa essa das chapeletas! to doido, eu não dou conta não, já acho que demora horrores colocar a costura e depois a corda, imagina antes disso ainda colocar a chapa... não dá, escalada australiana não foi feita pra mim... hehehe
ResponderExcluirmuito chique o chiken-jeep... mas eu tbm gostava mais da TR-Frango, principalmente pq vcs tinham ela aqui no Brasil.
tbm estamos com saudades de vcs franguinhos, tm estamos sem as vibe... hehehe
beijooo