segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Reveillon no Cuscuzeiro

Com o baita calor e falta de chuvas desse final de ano, queríamos aproveitar os 4 dias de folga do trabalho para conhecer algum lugar novo. Olhando e procurando, vimos umas fotos da Pat e do Jorge no Cuscuzeiro, e ficamos interessados. Comprei então o excelente Guia de Escaladas do Cuscuzeiro (http://www.queroescalar.com.br/guia-completo-de-escalada-do-cuscuzeiro/) e olhando as vias não tivemos dúvidas que esse seria o destino.



Uma amiga da mãe da Flávia nos convidou para passar o reveillon em uma fazendo em Guaxupé. Depois de olhar o mapa, e ver que Guaxupé fica exatamente entre Alfenas e Analândia, vimos que seria o programa perfeito combinar os dois.

Passamos a virada na fazenda e dia 1o de manhã pegamos o carro e tocamos para Analândia. A cidade é uma pequena estância muito turística, com algumas cachoeiras e com dois morros de arenito principais na paisagem: Morro do Camelo e Morro do Cuscuzeiro.

Chegamos no camping na hora do almoço e o calor tava incomodando. A Flávia estava também passando meio mal de alguma coisa que ela tinha comido no dia anterior, e decidimos que não daria para escalar nesse dia.

Fomos então até o morro do Camelo e fizemos a curta trilha até o cume. A vista do Cuscuzeiro é linda lá de cima!

morro do camelo

vista do cuscuzeiro


Voltamos para o camping e tentamos descansar um pouco na barraca, pra aliviar um pouco da ressaca do champagne da virada. Acordamos uma hora depois derretendo dentro da barraca. Tentamos então as duas cachoeiras mais próximas, mas a quantidade de carros estacionados nos assustou. Largamos mão e fomos para a piscina da área de camping.

Á noite ainda fomos no centro da cidade comer um belo X-bacon para rebater a ressaca e o mau estar da Flávia.

Dia seguinte acordamos cedo, tomamos um café da manhã e subimos a trilha para o Cuscuzeiro. 20 minutos e já estávamos na base da pedra. Seguindo o guia de escaladas, fomos fazer a via Visual, que estava descrita como a escalada "mais clássica" do Cuscuzeiro. E de fato foi. Uma linda via, alta, com ótimos movimentos e rocha bem sólida, com um crux bem aéreo no final. A Flávia veio de segundo e dali rapelamos.

O calor começou a apertar, e decidimos então fazer a via mais fácil que dá cume, um 4o grau em móvel, chamado Carteirinha. Entrei guiando, e depois de alguns espancos por causa da rocha esfarelenta e molhada em alguns trechos, cheguei na parada. A Flávia veio de segundo e tocou para o cume.

Lindo visual!

vista de cima da linha da via Visual - 5sup

cume!




Aí o sol começou a judiar pesado, e não teve mais o que fazer a não ser descer juntar as coisas e voltar para a fazenda, para mais um bom banho de piscina.

Ano novo, novos lugares e escalada! Começamos bem 2015... que venham muitas escaladas novas nesse ano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário