segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Novo Centro de Treinamentos de Escalada dos Frangos no Sul de Minas

Agora sim... depois que mudamos de casa estava sem ideias de como montar o muro de escalada na casa nova. Frequentei então durante alguns meses uma academia que tinha um muro de boulder (bem safado).

Acontece que a academia mudou de lugar, desmontaram o muro e estão sem previsão para montá-lo novamente. Com isso, fui obrigado a colocar a cabeça pra pensar pra não precisar parar de escalar durante a semana. Eis então que eu e Flavinha tivemos uma ideia genial! Nada como a necessidade para colocar a gente pra frente. O espaço que antes parecia completamente inaproveitável se transformou em um ótimo muro de escalada!



domingo, 27 de setembro de 2015

Stockyard Gully Cave, Jurien Bay, Mount Lesueur & Pinnacles em um dia!!!

Estavamos meio entediados em casa e resolvemos fazer uma viagem bate e volta pro norte de Perth. Pesquisamos um pouco na internet e descobrimos uma caverna que soh eh aberta a visitacao na epoca de seca, chamada Stockyard Gully. Lemos que soh se chega lah com 4x4, entao pensamos que nao deve ser tao cheia de gente... Ledo engano, tinha todo tipo de carro e gente lah... Hehehe... Mas a caverna eh bem bonita, longa, com mtas feicoes geologicas bacanas, adorei!




Depois da caverna fomos ateh uma praia famosinha, chamada Jurien Bay. 



Como somos mais de montanha do que de praia, resolvemos conhecer um parque nacional perto de Jurien Bay, e fizemos uma caminhada ateh o Mount Lesueur... Pelo nome dah pra saber que eh um monte, mas pela foto dah pra ver que eh soh um montinho... Hehehe...






Voltando para Perth resolvemos parar nos Pinnacles (jah tinhamos ido lah em 2013), para aproveitar para tirar foto durante o por do sol e da lua cheia!






Tudo iso em um dia soh! Nuh! Pra quem tava entediado em casa, foi bem bao!

domingo, 20 de setembro de 2015

Jorge se recuperando do creck!

Foi em junho que Jorge quebrou o cotovelo... Mtos dias de paciência depois... Em setembro ele estava apto a voltar a praticar esportes... Mas com moderação! Hehehe...
O ortopedista disse para ele voltar aos esportes devagar, e prestando mta atenção se ele sentia dor no local da operação. Se fosse uma dor momentânea, tudo bem... Se fosse uma dor que durasse algumas horas, era para ligar para ele... Se fosse uma dor que durasse dias, pior ainda!
Começou a pedalar para o trabalho 2 dias por semana... E sem sentir dor! Depois aumentou para 3 ou 4 dias por semana... E ainda sem dor! Ufa!!!
Jorge queria voltar a escalar! Então fomos primeiro escalar na academia, Pela segunda vez na minha vida, eu estava mandando melhor do que ele!!! Hahaha... Técnica ele não perdeu, mas perdeu a força e resistência...
(A primeira vez foi qdo ele começou a escalar, sem técnica nenhuma, só com força, parecendo um jumento!)
Jorge começou então a fazer exercícios de fortalescimento em casa mesmo, e em poucas semanas já estava se recuperando e escalando mais forte do que eu... Minha felicidade durou pouco! Hehehe...

terça-feira, 1 de setembro de 2015

(En)Fim de semana em São Bento do Sapucaí

Depois de uma semana bem cansativa, tanto pra Flávia na faculdade quanto pra mim no trabalho, decidimos tirar o final de semana todo de folga. Enfim, depois de 2 anos morando no Sul de Minas, conseguimos nos programar para passar o final de semana escalando em São Bento do Sapucaí.

Sábado acordamos sem pressa, arrumamos as coisas e partimos. O plano era ir conhecer a Falésia dos Olhos em Paraisópolis, no sábado, e no domingo escalar a via Elektra na Ana Chata.



quarta-feira, 29 de julho de 2015

Final de férias em Itatim

Depois de caminhar até cansar na Chapada Diamantina, resolvemos tirar os útlimos dias de férias para escalar uma via de parede em algum lugar diferente. Como indicações de várias pessoas, decidimos ir para Itatim, que ficava 250km a leste da Chapada e, assim, teríamos praticamente a mesma quilometragem na volta para Alfenas.


domingo, 26 de julho de 2015

Frangos na Chapada - Parte 4 - Travessia do Vale do Pati

Depois da torção do tornozelo e do tempo de descanso e testes no Vale do Capão, estava na hora de partir para a próxima parada da viagem: Travessia do Vale do Pati. Considerado um dos trekkings mais bonitos do Brasil, cruza a Chapada de Oeste a Leste, passando pelo famoso vale que da nome à travessia.


quinta-feira, 23 de julho de 2015

Frangos na Chapada - Parte 3 - Vale do Capão

Depois de torcer o tornozelo em Lençóis, tivemos que mudar os nossos planos. Queríamos fazer a caminhada de 3 dias entre Lençóis e Vale do Capão, passando pela parte de baixo da Cachoeira da Fumaça mas, com a minha lesão, decidimos fazer algumas caminhadas de um dia para conhecer melhor a região.


sexta-feira, 17 de julho de 2015

Frangos na Chapada - Parte 2 - Lençóis

A segunda parte da viagem seria em Lençóis, o principal centro turístico da Chapada Diamantina. Por ser a maior cidade da região, conta com o maior número de hotéis e agências de turismo, e uma quantidade de estrangeiros que dar inveja ao Rio de Janeiro: o que mais se houve nas ruas é idiomas de outros países, principalmente inglês, francês e alemão. Chegamos e fomos direto para o camping, armar acampamento, jantar e decidir o que fazer no dia seguinte.


quarta-feira, 15 de julho de 2015

Frangos na Chapada - Parte 1.2 - Poço azul e encantado

Na quinta-feira, enquanto ainda estávamos em Igatu escalando, decidimos tirar um dia de descanso e fazer os passeios nos Poços Encantado e Azul. São duas das atrações mais famosas em toda a Chapada e resolvi fazer um post separado do de Igatu.

Ficamos a semana inteira vigiando a previsão do tempo para determinar o dia de ir para os poços. Mas o tempo que não se decidia estava atrapalhando bastante. Depois de passar a terça toda no setor Califórnia, estávamos bem cansados para escalar e, quando acordamos com o céu azul na quarta, decidimos que iríamos tentar, mesmo com as constantes mudanças de clima.


terça-feira, 14 de julho de 2015

Frangos na Chapada - Parte 1 - Escaladas em Igatu

Igatu é conhecida como cidade de pedra. Atualmente é um vilarejo de pouco mais de 400 habitantes mas que no passado chegou a abrigar mais de 5 mil garimpeiros, todos atrás dos valiosos diamantes da região. A cidade é cercada de formações de quartzito das mais variadas, e é o local com maior potencial para escalada da Chapada Diamantina (na minha humilde opinião).


sábado, 11 de julho de 2015

Frangos na Chapada - Começou...

Enfim chegou!!! Depois de alguns anos planejando a viagem para a Chapada Diamantina, finalmente conseguimos tirar ela do papel. Tudo preparado para 20 dias de viagem, passando pelos principais pontos da Chapada Diamantina e dando uma esticadinha até Itatim.




terça-feira, 23 de junho de 2015

Desestressando no Itatiaia

Uma das grandes vantagens de se morar no sul de minas é a possibilidade de aproveitar um final de semana qualquer no Itatiaia. Depois de uma semana bem cansativa e estressante, cheia de provas apra a Flávia e cheia de pepinos no trabalho pra mim, na quinta-feira resolvemos ir passar o final de semana no Itatiaia.

Saímos no sábado bem cedo, por volta das 7:00, para chegarmos no parque ainda com tempo de armarmos acampamento no abrigo Rebouças e fazer alguma caminhada ou escalada. Chegamos na portaria do parque e fomos informados de que o camping estava fechado por um imprevisto na fossa. Putz! O camping mais próximo fica a 11km de estrada de terra, na Pousada dos Lírios. Decidimos então ir escalar na Pedra do Camelo e depois iríamos direto para o tal camping, e voltaríamos no domingo para uma caminhada maior.

A Pedra do Camelo fica na frente da antiga Pousada do Alsene, há pouco mais de 1km da portaria do parque. Sempre tinha ouvido falar das escaladas de lá. Sempre passávamos em frente e ficávamos com vontade de escalar mas os objetivos maiores dentro do parque atrapalhavam. Chegou então a vez!

domingo, 14 de junho de 2015

Creck!!! Creck???

Sim, creck! E não crack (fenda em inglês)! Hahaha... Que piada horrorosa!
No mesmo dia do post anterior, em Darlington Boulders, Jorge estava guiando uma via 17 em aderência e de repente ouviu um: creck!!! Na hora seu cotovelo inchou, e ficou dolorido, depois de um tempo ficou com a pele mais inchada e mole... Qdo voltamos pra casa colocamos gelo, mas continuou inchado e dolorido...
Na mesma semana Jorge marcou consulta no GP (tipo clinico geral), que mandou tirar RX e agendar um retorno. No retorno, com o RX na mão, eis o diagnóstico: a ponta do osso do cotovelo cresceu mais do que o normal e quebrou!


Com isso, o GP indicou o Jorge para um ortopedista, e depois de 2 semanas lá foi o Jorge na consulta... Duas opções: deixar assim e deixar "o corpo se acostumar" com esse ossinho quebrado, ou operar e retirar esse pedacinho... Jorge optou por operar, já que a recuperação seria melhor e mais rápida.
Conseguimos marcar a consulta para a semana seguinte, graças a um cancelamento de outro paciente, se não teria que esperar 2 meses para operar!
Jorge operou no dia 01/07/2015, pernoitou no hospital, ficou de molho em casa uns 5 dias antes de voltar para o trabalho, mas só podia usar a mão esquerda! Mas ele já estava usando o mouse com a mão esquerda há um ano, qdo teve o problema no tendão do cotovelo ano passado. Aliás, esse problema no tendão não tem relação nenhuma com o fato de o osso do cotovelo dele ter crescido mais do que o normal. Foi azar mesmo. Ou sorte!
Jorge ficou com o braço enfaixado e sem dirigir por umas 2 semanas, e sem exercício nenhum por umas 8 semanas. Pois é, resta ter paciência para ficar parado todo esse tempo!

Mais um tapete de corda velha!

Nem lembro quantos anos eu tinha quando minha mãe me ensinou a fazer crochê e tricô, mas eu era bem novinha, porque fiz várias roupinhas, cachecóis e gorros para minhas bonecas e bichos de pelúcia!
Ei que semana passada eu estava crochetando um novo cachecol, quando tive a grande idéia de fazer crochê com a corda rosa do Jorge, que foi aposentada há algum tempo! E não é que deu certo?! E fiz com as mãos mesmo... 
O tapete ficou meio grosso, bem diferente do anterior, mas ele ficou bonito, uma verdadeira peça de arte moderna em plena sala, na frente da porta de vidro para o jardim! 
Olhem só como ficou:



Ah, se essa via tivesse 50 metros...!!!

Fomos escalar em Darlington Boulder com Shane e Raph! Fazia mto tempo que a gente não ia escalar lá! O clima estava ótimo, meio nublado, mas não mto frio! 
Tem uma via que segue uma fenda linda, em móvel, grau 14, rocha com grip perfeito, tudo de bom! Mas ela não tem nem 20 metros... Ah, se essa via tivesse 50 metros...



Shane resolveu tentar guiar uma via mista de grau 18, e até que foi bem na primeira parte, uma fenda em diagonal. Mas parecia mais dificil do que 18, e com proteções não mto boas... Resolvemos então tentar em top! Foi divertido, mas devo dizer que mandei melhor do que eles pq a fenda era fina e meus dedos fininhos ajudam e mto nessa hora! Hahahaha...




terça-feira, 9 de junho de 2015

Brincando (e apanhando) de Bigwall em Cambotas

Saí de Alfenas na quarta à noite depois do trabalho e fui direto até a casa do Dante. Dormi por lá e na quinta cedinho saímos, passamos para pegar o Guilherme e fomos direto para o Canela de Ema. Chegamos lá por volta de 10 da manhã e, depois de alguns dias de chuva ao longo da semana, o tempo prometia estar bem estável e com temperaturas bem agradáveis.

Preparamos as mochilas e tocamos pra cima. Com todos os equipamentos de escalada, bivaque e comida e água para 3 dias, dá pra imaginar o peso das crianças. Medimos com uma balancinha de mão e: 30 a 34 kg para cada um. Subimos bem a trilha e com pouco mais de 1 hora chegamos na base da pedra. Como Cambotas é bonito! O tamanho da pedra, a cor alaranjada e os formatos dos tetos e agarras impressionam o tempo todo. Não dá pra cansar desse lugar.

domingo, 31 de maio de 2015

Mais um feriado! Mais uma escalada em Porongurup!

Domingo acordamos meio cedo (e com as pernas doloridas por causa da caminhada de ontem) e fomos então fazer a segunda tentativa de escalada da via Made in Australia! Tentamos escalar essa via na Páscoa, mas a chuva pegou a gente na segunda enfiada e tivemos que abortar a missão e rapelar... O céu estava azulzão e sem nenhuma nuvem!!! Resultado: sucesso!!! Escalamos as cinco enfiadas, todas bem legais, a aderência da rocha é mto boa!!! 
Jorge guiando a primeira enfiada...

sábado, 30 de maio de 2015

Mais um feriado! Mais uma caminhada em Stirling Ranges!

Mais um feriadinho, e já sei que vcs estao achando que aqui na Australia tem mto feriado... Não, não tem... No Brasil tem mto mais feriado!!! Mas aqui os feriados se concentram no primeiro semestre!!! O próximo feriado vai ser em setembro... Falta mto até setembro... Hehehe...
A previsão do tempo para o sul estava bem promissora então resolvemos pegar a estrada e fazer a segunda tentativa da via Made in Brazil em Porongurups. Mas resolvemos dar uma parada em Stirling Ranges antes para fazer mais uma caminhada...
Estivemos em Stirling Ranges ano passado e fizemos o hiking até o cume do Bluff Knoll que é a montanha mais alta dessa cadeia, então dessa vez fizemos o hiking até o cume do Toolbrunup, a segunda mais alta!

sábado, 23 de maio de 2015

Curso de 4x4!

Pensando bem, já tinha passado da hora de fazer um curso de 4x4... 
Em BH Jorge tinha comprado uma TR4, conhecida como TRFrango! Mas na verdade usamos a função 4x4 poucas vezes, acho que a mais desafiadora vez foi em Itatiaia, qdo fomos até o Abrigo com ela! E qdo chegamos lá encontramos um carro comum... Hahahaha...
Logo que chegamos em Perth Jorge comprou um Jeep, conhecida como ChikenJeep! E mesmo com as funções de 4x4, já passamos apuros... Como em 2012 qdo atolamos na areia em West Cape Howe... E desde então Jorge ficou com receio de colocar o carro nessas situações... 
No feriado da Páscoa, tivemos a chance de ir em lugares ainda mais lindos, mas era para dirigir kilometros na areia... E ficamos meio que com medinho de atolar o carro de novo, precisar chamar guincho e gastar grana com isso...
Então desde que voltamos da Páscoa, Jorge estava pesquisando cursos de 4x4 em Perth... Decidimos fazer um que era em dois dias: sabado em terreno rochoso e domingo em areia! Estávamos bem animados e curiosos!
Foi bem interessante o curso, aprendemos mta coisa, principalmente eu (que não entendia nada de carro!). A didática era mto boa, eram dois "professores" e 3 carros de "alunos". Todos tínhamos rádio no carro, e ficávamos conversando sobre os "obstáculos"... De vez em qdo a gente parava para os professores explicarem mais coisa, ajudarem melhor cada um, porque cada carro é um carro!
O primeiro obstáculo do primeiro dia era subir um morrinho... Morrinho! A gente achou que o Jeep não daria conta! E não é que o carro subiu??? Hahaha... Até eu dirigi e subi o morrinho!


Depois pegamos mta estrada esburacada, com pedregulhos e rochas roladas, estrada de tudo qto é jeito! O legal foi entender e usar as diferentes marchas do 4x4... 4x4 high, 4x4 low, 4x4 low em primeira, 4x4 low em segunda, com ou sem o controle de tração...


Ficamos assim o dia inteiro, e no fim do dia a surpresa: passar por um riozinho! Nuh! Que medo! E não é que existe técnica pra isso, principalmente qdo o carro não tem o snorkel??? E mais uma vez o Jeep nos surpreendeu! Não só o carro né, o motorista tb leva a fama! Hahahaha...


Marca da água na lateral do carro!
O segundo dia foi na areia! Primeira lição aprendida: abaixar a pressão dos pneus! De 30 para 14! E assim lá fomos nós nos aventurar na areia, sobe e desce duna... Alguns lugares a gente realmente não achava que o Jeep subiria, mas mais uma vez nos surpreendemos! 


Turma reunida pro almoço na praia!
Resumindo: aprendemos mta coisa, confiamos mais no carro (e na gente) no sentido de saber o que ele consegue fazer! Agora sabemos que podemos ir dirigir na praia em Esperance, ou dirigir a trilha até Bob's Hollow (mega esburacada)... E agora sentimos firzema em voltar em West Cape Howe!
Conclusão: dirigir 4x4 é como o rapel... Sozinho não tem graça nenhuma, mas é mais um procedimento importante nas nossas aventuras!!!


Fiz várias filmagens, vou editar um videozinho e depois coloco aqui no blog!

domingo, 10 de maio de 2015

Escalada em móvel em Churchman's Brook!

Outro dia Tony e Mark (amigos da CAWA) convidaram a gente pra ir escalar em Churchman's Brooke! Fomos escalar lá só uma vez, há mais de 2 anos (cliquei aqui para ler)! Topamos na hora, pq lembramos que lá tem algumas vias em móvel bem facinhas! Curtimos bastante, e duas semanas depois lá estávamos nós de novo! E dessa vez chamamos Shane e Raph pra ir com a gente!
Chegamos lá nem tão cedo assim, mas ainda tinha um pouco de sol na falésia, deu pra esquentar um pouco, porque estava meio friozinho! Hehehe...
Começamos em uma via em móvel bem tranquila (10), cujo top pode ser usado para fazer a via do lado, uma 21 em aderência, que queríamos tentar!

Jorge no diedro.
Jorge ainda no diedro.
Jorge na aderência...
Lá pelas tantas Shane entrou numa via 19 mista, e consegui tirar umas fotos da Raph escalando de segundo:

Raph no negativo da via.
Raph no positivo da via...
Shane colocou pilha pro Jorge guiar essa via, e lá foi ele!!!





Primeira via de 19 que Jorge guia depois de se recuperar da lesão!!! E mista!!! Uau!!! E sem sentir dor nem durante e nem depois!!! Uhulllllllllllllllllllllll!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Depois eu subi de top e lá em cima encontrei o Shane, que estava dando seg de cima pra Raph numa chaminé (fizemos essa via na semana retrasada e é demais!).


E como era Dia das Mães, não posso deixar de dar meu recado pra minha querida Mamãezinha!!!